A rotina da Academia de Polícia Militar da Bahia

3 Flares 3 Flares ×

Uma das curiosidades que passa por todo candidato que presta vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é quanto à rotina, o dia-a-dia na Academia. Após aprovado no concurso, o candidato se submeterá a três anos de práticas bem diferentes à que ele estava acostumada em sua vida comum – mesmo aos já militares, que, hão de concordar, têm uma rotina bem diferente da estabelecida na escola de formação. No intuito de sanar algumas dúvidas, que chegam principalmente através de emails dos leitores, vamos expor neste post a rotina diária que é imposta aos Alunos-a-oficial da PMBA, na Academia Antônio Medeiros de Azevedo. Tomando como base o quadro-horário da turma que chegará dentro de alguns dias na APM, temos os seguintes procedimentos para a segunda e a terça-feira:

Rotina APM
- Alvorada: é o horário que o Aluno deve acordar. O alerta pode ser feito com toque de corneta (quando há turma em internato) ou pelo Aluno Disciplina, que acorda alunos menos antigos que ele (por exemplo, atualmente os alunos do terceiro ano presidem a alvorada no alojamento do segundo ano);

- Passagem de Serviço: se trata de um procedimento, previsto em legislação específica, em que os alunos responsáveis pela guarda do quartel, pela fiscalização de algumas repartições e pela disciplina dos outros menos antigos, passam as ordens e alterações para os que assumirão o serviço – conforme escala de prevista.

- Parada matutina: é o momento em que todos os Alunos-a-oficial entram em forma, recebendo orientações e determinações do Chefe da Unidade Discente e demais oficiais. Na parada matinal também cantamos o hino do dia e ouvimos a palestra de um Aluno previamente escolhido para versar sobre um tema relacionado à atividade policial;

Na quarta, na quinta e na sexta-feira:

Rotina APM-BA
- Parada Geral: essa é a parada em que, geralmente, o Comandante da Academia mantém contato com os alunos, e a tropa desfila em continência a ele. Muitas vezes ocorre da parada geral ser em homenagem a alguma outra polícia, a alguma outra organização ou mesmo para celebrar datas comemorativas. No desfile os alunos portam o Espadim de Tiradentes, arma-símbolo do Aluno-a-oficial (ou Cadete, em outras polícias).

- Tempo Livre: até o semestre passado, apenas na sexta-feira a administração da Academia disponibilizava a tarde livre para os alunos. A partir do atual semestre, nas quartas-feiras os alunos também são liberados para realizarem atividades pessoais.

Para o balizamento dos alunos no cumprimento de suas atividades há dois documentos básicos a serem observados: as Normas Gerais de Ação e a Rotina Diária. Muitas peculiaridades podem ser acrescentadas como parte da rotina da APM, o que tornaria esse post imenso. Por exemplo, às quintas-feiras é lida a lista de impedidos (alunos que cometeram alguma infração disciplinar e que ficarão impedidos de se ausentar da APM no final de semana). Quanto ao “internato”, se trata do período em que o Aluno-a-oficial só pode sair da APM na sexta-feira, se não estiver entre os impedidos. Certamente é o período mais desgastante – distância da família, dormir em ambiente comum ao qual não está acostumado, entrar em forma às 21:00 todos os dias para que seja realizada conferência, etc.. A próxima turma ficará trinta dias de internato, uma evolução, se comparado com as turmas passadas.

A rotina da APM, não há dúvida, é cansativa, principalmente nos primeiros meses, quando não nos acostumamos ainda. Além disso, quanto mais antigo o Aluno vai se tornando, mais prerrogativas ele vai conseguindo, o que significa, por um lado, mais conforto, e, por outro, mais responsabilidades próprias da função de comandante. Clique aqui e leia também o post que o Tenente Alexandre fez em 2006 tratando da rotina da Academia D. João VI, da PMERJ.

*Post dedicado ao Rafael Santos.

Comments

  1. Por jessica

    Responder
  2. Por Genilce Barreto

    Responder
  3. Por Hugo Ferreira

    Responder
  4. Por Amanda Castro

    Responder
  5. Por benhamin alves gouveia

    Responder
  6. Por Florisvaldo Santana

    Responder
  7. Por Rafa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

3 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 0 Email -- 3 Flares ×