Notícias da PMBA (13) – O Fim de Semana
Depois da enxurrada de informações que desde a quinta-feira vem tomando conta dos noticiários baianos, parece que teremos um fim de semana menos confuso. A Assembléia ocorrida no Clube dos Oficiais da PMBA gerou alguns desconfortos e conflitos, e os murmúrios da iniciação do Movimento Polícia Legal na quinta-feira acabaram sendo suplantados por manchetes como a que se lê abaixo, do Jornal A Tarde (clique e leia):
Policiais militares adiam início da operação “Polícia Legal”
A Agência de Comunicação do Governo da Bahia noticiou nesta sexta-feira uma reunião dos representantes das associações com o Comandante-geral da PM:
Comando da PM está reunido com associações de policiais
Dando continuidade às negociações iniciadas há cerca de um mês, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, está reunido, neste momento, no quartel dos Aflitos, com representantes de associações dos policiais.
O coronel Mascarenhas reafirmou a disposição do governo para o diálogo e lembrou que já foram entregues novas viaturas e outros equipamentos, iniciando o reaparelhamento da PM, além de ter sido dado reajuste salarial e a possibilidade dos policiais com formação de 3º grau ascenderem a vários postos na corporação.
O Deputado Estadual Capitão Tadeu Fernandes publicou em seu site mais um informativo eletrônico, assinado também pela União das Associações, afirmando o início das ações do Movimento para a segunda-feira próxima:
Ações sincronizadas do Movimento Polícia Legal em toda a Bahia – 417 municípios
Caros Companheiros,
Considerando que as Associações que compõe a União de Policiais ainda não estavam completamente estruturadas do ponto de vista técnico-jurídico e logístico no próprio dia 06/08, vamos iniciar as ações estabelecidas no MANUAL DE INSTRUÇÕES para por em prática o POLÍCIA LEGAL de forma sincronizada às 7 horas do dia 10/08 (segunda-feira agora).
Para tanto, acesse o site www.capitaotadeu.com.br imprima os formulários disponíveis no link ATENÇÃO MOVIMENTO POLÍCIA LEGAL e siga os seguintes passos:
1. Preencha corretamente o formulário compatível ao direito não respeitado pelo governo em sua unidade (CARGA HORÁRIA, PRINCÍPIO DA SUPERIORIDADE NUMÉRICA, FALTA DE HABILITAÇÃO E DE CURSO DE VEÍCULO DE EMERGÊNCIA E VIATURA SEM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA);
2. Assine em duas vias;
3. Entregue uma via na Unidade Operacional e guarde a outra via protocolada consigo;
4. Denuncie a irregularidade do Comandante de sua Unidade à Associação parceira do Movimento Polícia Legal.
Esses procedimentos são a sua garantia que as ordens ilegais do governo estão fotografadas sob o aspecto jurídico. O que significa, a partir de então, que o Comandante que deu a ordem ilegal, bem como o próprio governo estão passíveis de punições legais.
Veja companheiros, estamos nos cercando de todos os detalhes técnicos para garantir sua proteção e o sucesso do Polícia Legal. Portanto, não vamos agir de forma desordenada e de improviso, pois isso só enfraqueceria o Movimento.
Tenham certeza que estamos unidos, firmes e do lado da lei. Tudo para garantir a nossa pauta de reivindicações, sem que haja retaliações contra você!Abraços e até dia 10/08 às 7 horas!
Capitão Tadeu Fernandes e União das Associações de Policiais
O fim de semana tem clima de expectativa. Relembro a importância da ordem, da disciplina, da legalidade e do bom senso. Daqui para segunda-feira voltamos, com mais Notícias da PMBA…

Cofundador do Abordagem Policial, Oficial da Polícia Militar da Bahia e associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: abordagempolicial@gmail.com