Especial Armas de Fogo – Silenciador

464 Flares 464 Flares ×

Pistola com Silenciador

Os espectadores do cinema norte-americano, como este blogueiro que vos escreve, são fascinados pelos apetrechos utilizados pelos policiais nos filmes. Dentre eles, o silenciador é dos que traz mais interesse, pois consegue um feito quase que inacreditável, a supressão do ruído emitido no disparo de uma arma de fogo. Quem já atirou em stands ou em situações reais sabe o volume de som produzido por uma pistola de calibre .40, por exemplo, de modo que uma instrução não pode ocorrer sem o uso de abafadores – sob pena de haver estragos para a saúde auditiva dos presentes.

Mas como uma peça tão diminuta como os silenciadores podem suprimir todo esse volume de ruídos? O que parece difícil, na verdade, é explicado por um mecanismo simples. Primeiro, precisamos entender de onde vem o ruído que gera o estampido. Basta imaginar a arma de fogo como uma garrafa de champagne. Quando agitamos bem a garrafa, os gases pressionam a rolha, e esta, ao ser lançada para fora da boca da garrafa, produz um estampido. É assim que ocorre com o projétil, mas com uma pressão inúmeras vezes maior, pois não estamos falando do CO2 impulsionando uma rolha de cortiça, mas dos gases provenientes da queima da pólvora impulsionando um projétil de metal – que passa pelo cano, como a rolha na boca da garrafa, com relevante arrocho. Ao sair do cano, o estampido acontece – simultaneamente ao recuo, e aí está o porquê do recuo não influenciar na trajetória do projétil.

Para entender como funciona o silenciador, recorro à Revista Superinteressante e ao HowStuffWorks:

“A pressão atrás da bala é imensa, cerca de 750 kg por metro quadrado. O silenciador que é enroscado na extremidade do cano tem um grande volume. Cerca de 20 ou 30 vezes maior do que o cano. Com o silenciador instalado, o gás pressurizado atrás da bala tem um espaço maior para se expandir. Então, a pressão do gás quente cai significativamente. Quando a bala sai do buraco do silenciador, a pressão é muito menor. Cerca de 15 kg por metro quadrado. Portanto, o barulho do disparo é muito menor.” Leia mais.

“O silenciador consiste em um cilindro fixado à boca da arma, contendo uma série de câmaras separadas umas das outras por abafadores metálicos com orifícios centrais. A bala atravessa os orifícios deixando atrás os gases que se espalham pelas câmaras antes de sair para a atmosfera. O aparelho não é eficaz para balas de rifles, cuja velocidade é maior que a do som, o que produz por si só um estampido. Tampouco serve em revólveres, já que não impede o escape de gases pelo cilindro que contém os cartuchos.” Leia Mais.

Veja o vídeo abaixo, de apenas dez segundos, onde são mostrados disparos de uma pistola com silenciador:

O policial brasileiro pode usar silenciador?

Fuzil com silenciador

Apesar da sedução que os supressores de ruídos causam nos atiradores, o uso desse material é restrito, conforme o Decreto Federal nº 3.655, que modificou o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105):

Art. 16. São de uso restrito:

XII - dispositivos que constituam acessórios de armas e que tenham por objetivo dificultar a localização da arma, como os silenciadores de tiro, os quebra-chamas e outros, que servem para amortecer o estampido ou a chama do tiro e também os que modificam as condições de emprego, tais como os bocais lançagranadas e outros;

Isso significa que a aquisição legal desse equipamento depende de prévea autorização das Forças Armadas, sendo proibido seu uso civil. Na prática, nem sequer policiais podem adquirir silenciadores para uso particular. O motivo é óbvio: o silenciador potencializa a utilização da arma de fogo sem que o usuário seja flagrado em seu intento, o que gera muitas possibilidades de abuso, como a ocorrência de crimes com difícil localização do suspeito. Alguns grupos táticos de polícias brasileiras possuem o equipamento, para o caso de invasões táticas onde seja necessário abater criminosos localizados em pontos diferentes, sem que os demais percebam a ação. Fora dessas utilizações, no Brasil, os silenciadores não passam de coisa de filme.

Especial Armas de FogoO Especial Armas de Fogo é uma série de posts publicados sempre nas terças-feiras, tratando do mundo das armas de fogo e do tiro policial. Caso você tenha sugestões, mande um email para abordagempolicial@gmail.com

Comments

  1. Por PEDRO MESTRE

    Responder
  2. Por Pedot

    Responder
  3. Por Luiz Santos

    Responder
  4. Por Sd Rivo

    Responder
  5. Por simoes

    Responder
  6. Por luciano

    Responder
    • Por Zeu Silva

      Responder
    • Por bravo

      Responder
  7. Por PAULO FERNANDO DE REZENDE MODENA

    Responder
  8. Por Shogum

    Responder
  9. Por Karlos Alfonso Krigger

    Responder
  10. Por pepsi2litros

    Responder
  11. Por Eduardo

    Responder
  12. Por Fernando

    Responder
  13. Por Paulo Araújo Rosado

    Responder
  14. Por Ricardo(alçemão).

    Responder
  15. Por Cleide

    Responder
  16. Por RENATO MARTINS

    Responder
  17. Por Emanuel

    Responder
  18. Por mateus henrique fagundes

    Responder
  19. Por mateus henrique fagundes

    Responder
  20. Por mateus henrique fagundes

    Responder
  21. Por Leandro

    Responder
  22. Por Caçador

    Responder
  23. Por Felipe

    Responder
  24. Por Martins

    Responder
  25. Por estradeiro_2010

    Responder
  26. Por Marilia

    Responder
  27. Por John Doe

    Responder
  28. Por uruatanmatos

    Responder
  29. Por uruatanmatos

    Responder
  30. Por edu

    Responder
  31. Por martins

    Responder
  32. Por Marco Pontes

    Responder
  33. Por Max Simons

    Responder
  34. Por CLAUDIO

    Responder
  35. Por CLAUDIO

    Responder
  36. Por paulo fernando de rezende modena

    Responder
  37. Por marcelo lima

    Responder
  38. Por marcelo lima

    Responder
  39. Por ROGÉRIO AMARANTE

    Responder
  40. Por rodrigo

    Responder
  41. Por wcaf

    Responder
  42. Por kiko tomi

    Responder
  43. Por obrito

    Responder
  44. Por Geraldo Justo

    Responder
  45. Por Paulo castro

    Responder
  46. Por zequinha

    Responder
  47. Por neuton

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

464 Flares Twitter 6 Facebook 457 Google+ 1 Email -- 464 Flares ×