A Revista Veja desta semana traz uma matéria importantíssima para todo interessado em segurança pública no Brasil. A Revista encomendou uma pesquisa CNT/SENSUS, onde afere a opinião de policiais militares, policiais civis e da população sobre a atual condição das polícias brasileiras. Destaco a metodologia usada, que permitiu que PM’s falassem sobre as polícias civis, e vice-versa. Além disso, o “Dossiê Polícia” traz exemplos positivos de gestão policial no Brasil e no exterior – notadamente nas polícias de Los Angeles e Chicago. William Braton, responsável pela reforma nas polícias de Nova York e Los Angeles é consultado na matéria sobre alguns temas, dentre eles, o salário das polícias:
“A polícia brasileira, como acontece em diversos países latino-americanos, é terrivelmente mal paga, o que encoraja a corrupção. Os policiais ficam muito suscetíveis a receber propostas de suborno para sustentar sua família. Nos Estados Unidos, os policiais ganham muito bem e pertencem de fato à classe média. No Brasil, os soldados da Polícia Militar ou os agentes da Polícia Civil são parte da classe social mais baixa. Isso cria uma distância em relação à classe média e aos ricos, provoca grandes dificuldades e frustração.”
Clique na imagem para ler a apresentação da matéria. Para ler a íntegra, você deve ser assinante, ou comprar a Edição 2141 nas bancas.
Eduardo
dezembro 2nd, 2009 at 8:03
Concordo em parte.
Tenho certeza absoluta que a polícia precisa sim de aumento salarial. Não questiono isto. Mas atribuir ao baixo salário a corrupção é ridículo.
Se isto fosse verdade teríamos os melhores políticos do mundo, visto serem eles os mais bem pagos do mundo.
Não, a questão é muito mais do que salários. A questão é também moral.
Davidson
dezembro 2nd, 2009 at 12:54
Eduardo,
Concordo em parte contigo quando diz que os salários não são o único motivo da corrupção e que estaria ligada também a moral. No entanto, quando se compara o salários dos políticos e sua corrupção , acredito que algumas ressalvas devem ser feitas antes de qualquer comparação com a polícia, pois são profissões completamente diferentes e com suas próprias características.
“O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente” (não lembro bem o dono da célebre frase). Acho que a frase é bem ilustrativa no contexto político.
O fato é que, o caso policial tem suas peculiaridades próprias da profissão: risco de trabalho, estrutura deficiente, falta de perspectivas de crescimento, baixos salários etc. Tudo isso de alguma forma, influencia direta/indiretamente na hora da corrupção moral do indivíduo.
O que faz a Polícia Federal ser referência de competência e eficiência no Brasil? Certamente, a resposta mais adequada não se limita apenas aos salários, mas também ao investimento nessa polícia e o constante aperfeiçoamento que eles possuem. Soma-se a isso, os equipamentos que dispõe para o trabalho.
E as polícias estaduais, se beneficiam de investimentos proporcionais à demanda de trabalho?
Acredito que a realidade é duramente ilustrada pelas manchetes de jornais e demais meios de comunicação. Policiais sendo mortos, pelo fato de serem reconhecidos como policiais; truculência de alguns para os cidadãos e tantas outras trajédias inerentes à profissão, que poderiam ser evitadas e diminuídas, com uma boa formação, educação continuada efetiva e motivação profissional.
Agradeço a oportunidade de manifestação…
Abração a toda galera do abordagem. Excelente trabalho desenvolvido aqui.
Eduardo
dezembro 2nd, 2009 at 14:45
“O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”
-> Diga por você, não por mim. Aceitar esta frase significa que se VOCÊ estivesse no poder, você também seria corrompido. Desculpe, mas eu não seria.
“O fato é que, o caso policial tem suas peculiaridades próprias da profissão: risco de trabalho, estrutura deficiente, falta de perspectivas de crescimento, baixos salários etc… Tudo isso de alguma forma, influencia direta/indiretamente na hora da corrupção moral do indivíduo.”
-> Discordo completamente. O policial o é por opção e não por obrigação. Acha que ganha pouco? Que não é reconhecido? Peça demissão e procure onde lhe pague o que julga ser o justo e que tenha o merecido reconhecimento. Se não esta satisfeito NADA lhe da direito de ser corrupto. E a sua empregada doméstica, que não tem perspectiva de crescimento, tem salário baixo e etc, caso ela facilite a ação de algum marginal culminando até mesmo no seu sequestro, você diria que é o que? Moral ou perspectiva de crescimento?
“O que faz a Polícia Federal ser referência de competência e eficiência no Brasil?”
-> Competencia e eficiência? Veja, o mensalão esta ai, o caso do dossie dos aloprados, a ação desastrada para prender Daniel Dantas, os furos absurdos que tem a fronteira que permite a entrada de drogas e armas no país… A PF que tenho visto anda balcanizada a serviço dos políticos que querem protagonizar uma versão de “Os ricos também choram” e não a serviço da Lei.
“Certamente, a resposta mais adequada não se limita apenas aos salários, mas também ao investimento nessa polícia e o constante aperfeiçoamento que eles possuem. Soma-se a isso, os equipamentos que dispõe para o trabalho.”
-> Antes de mais nada corrupção não esta ligada a ferramentas de trabalho. Isto pode dificultar e impedir de trabalhar mas JAMAIS será facultador de corrupção.
“Acredito que a realidade é duramente ilustrada pelas manchetes de jornais e demais meios de comunicação. Policiais sendo mortos, pelo fato de serem reconhecidos como policiais”
-> OK, mas o cidadão anda sendo executado por não ter dinheiro ou não ter o bastante quando é assaltado e isto não justificaria um cidadão ser corrupto. Alias, há casos de execução pura e simples após o assalto. E isto não faculta ao cidadão ser corrupto.
“truculência de alguns para os cidadãos e tantas outras trajédias inerentes à profissão, que poderiam ser evitadas e diminuídas, com uma boa formação, educação continuada efetiva e motivação profissional.”
-> Concordo que é necessário treinamento, melhores salários e etc… Mas não existe treinamento ou salários altos contra a corrupção. Da polícia eu espero que cumpra a lei. E mais, o policial é a lei uniformizada, é quem detem o uso LEGAL da força para que a lei seja cumprida e não para que ela seja DESCUMPRIDA. Para mim, um policial corrupto é pior que o próprio bandido. Do bandido eu espero que seja covarde. Quando se espera isto também de um agente da lei é sinal que o país foi para o buraco.
FiremanDF
dezembro 2nd, 2009 at 15:18
Já que estamos debatendo o futuro das polícias.
PEC 21 em debate, novamente no Senado.
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=97954&codAplicativo=2&codEditoria=3
Pelo jeito, nem os oficiais e nem os delegados são a favor da PEC 21.
Azambuja PMBA
dezembro 2nd, 2009 at 15:43
PEC 300/08, Inimigo dos policiais declara em entrevista …, assistam !
http://www.youtube.com/watch?v=NGBao_v2Le4&feature=channel
Davidson
dezembro 2nd, 2009 at 17:36
Caro Eduardo,
” Todo poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente” Lord Acton
A frase é apenas ilustrativa no contexto político. Sabemos que existem políticos honestos, assim como a grande maioria dos policiais. Caso contrário nosso país estaria perdido. O fato é que muita gente de origem humilde chega ao poder e como sempre, muitos, não todos, esquecem suas origens e a gestão é tão ruim quanto o já conhecido político mau-caráter. Quem aqui nunca ouviu uma história de alguém que o poder subiu a cabeça? A frase citada quer representar isso, temos nossas exceções e damos graças a Deus.
Tenho que concorda contigo no que diz que ninguém é obrigado a ser policial. No entanto, não podemos excluir os referidos fatores do contexto da corrupção, pois além de ser conhecido por nós, é apontado por vários especialistas e estudiosos do assunto, como uma das causas da corrupção policial. Nossas ações são condicionadas por uma série de fatores psicológicos e as reações ante à situações adversas são diferentes de pessoa a pessoa. Então, acredito que devemos levar em conta sim aqueles fatores citados.
A parte citada sobre os equipamento da PF foi apenas mais um argumento que justifica sua eficácia. Pelo visto, você discorda do preparo e da eficiência que essa polícia possui em suas ações. O fato é que o Brasil a usa como referência nacional e todas as pessoas acreditam nela. Se ela está a serviço de políticos, não tenho conhecimento de causa para falar, mas sabemos que a PF também possui suas limitações físicas e que o Brasil é um país de grandeza continental. Conseguir extirpar toda a entrada de drogas seria o viável, mas reconhecemos as limitações.
Os riscos inerentes à profissão policial, não justificam a corrupção de forma alguma, mas devem ser levados em consideração na prestação do serviço e até onde o policial estará disposto a se arriscar pelo cumprimento da lei. Nesse intervalo entre o risco e a lei, pode está acontecendo algum tipo de corrupção.
Não resta dúvida que o antigo argumento é válido para todos os tempos: Somente com investimentos em educação de qualidade poderemos constituir uma sociedade melhor, mais igualitária, com cidadãos conscientes de seus direitos e pessoas moralmente formadas. Talvez o problema, não seja na formação policial e sim a formação moral e ética que este obteve ao de toda a sua vida. Corrupção sempre será um tema de longos debates, sobre vários viés e perspectivas.
Agradeço o debate. São argumentos fortes e parcialmente corretos (no meu ver). Muita coisa precisa ser revista e analisada sobre o todo, e não isoladamente. Pude rever muitos aspectos e acrescentar bastantes informações. Agradeço a você, caro Eduardo. Espero que não tenha se ofendido em qualquer declaração anterior, a intenção não foi essa, mas sim, apenas alimentar o debate.
Abração
FiremanDF
dezembro 2nd, 2009 at 19:53
ATENÇÃO
ACABA DE SER APROVADA NO SENADO EM 1º E 2º TURNOS A PEC 41, que institui piso nacional para PMs, PCs e Bombeiros de todo país.
Votação unânime:
56 VOTOS A FAVOR
NENHUM CONTRA
Pelo que pude acompanhar na sessão, todos senadores que pediram a palavra demonstraram estar cientes da necessidade de se melhorar os salários dos Policiais e Bombeiros, visando uma melhor segurança.
Deixaram claro que esse fato isolado não vai melhorar a segurança, mas é um passo importante.
Muitos senadores registraram também o AUMENTO DA COBRANÇA POR BONS SERVIÇOS dos policiais e bombeiros.
O líder do PT, Senador Mercadante, deixou claro que a PEC 300 pode ser considerada inconstitucional por vincular salários ao DF. Ou seja, o governo já está mandando seu recado. ´
Vários senadores disseram também que a PEC 41 deveria ser apensada a PEC 300 na Câmara. Vamos aguardar.
De qualquer maneira considero hoje um dia histórico para todos policiais e bombeiros, uma vitória foi alcançada hoje.
Eduardo
dezembro 3rd, 2009 at 8:42
“A frase é apenas ilustrativa no contexto político”
-> Negativo. Basta ver que há policiais, politicos, empregados e etc que ao ter poder abusam de sua posição. Não, isto não é no contexto político. E discordo que o poder corrompe. Acho que as pessoas precisam culpar menos os outros e mais a si mesmo pelos erros.
“Sabemos que existem políticos honestos, assim como a grande maioria dos policiais. Caso contrário nosso país estaria perdido.”
-> Concordo completamente. Mas não vem ao caso quem é honesto, acho que honestidade é OBRIGAÇÃO do cidadão, PRINCIPALMENTE dos agentes públicos e ESPECIALMENTE daqueles que detem o uso legal da força.
“O fato é que muita gente de origem humilde chega ao poder e como sempre, muitos, não todos, esquecem suas origens e a gestão é tão ruim quanto o já conhecido político mau-caráter. Quem aqui nunca ouviu uma história de alguém que o poder subiu a cabeça? A frase citada quer representar isso, temos nossas exceções e damos graças a Deus”
-> O poder subir a cabeça não é exclusividade de pessoas humildes e nascer em berço de ouro não torna ninguém previamente corrupto. Como disse, é questão moral antes de tudo. Um amigo meu, nascido em berço de ouro e que é empresário, se recusa a aceitar ser subornado quando um fiscal bate na porta da empresa e forja acusações. Inclusive já chamou a polícia para dar um jeito no marginal travestido de agente público. O problema é quando o corruptor é a polícia, quem eu posso chamar se quem deveria ser o guardião da lei a esta violando?
“Tenho que concorda contigo no que diz que ninguém é obrigado a ser policial. No entanto, não podemos excluir os referidos fatores do contexto da corrupção, pois além de ser conhecido por nós, é apontado por vários especialistas e estudiosos do assunto, como uma das causas da corrupção policial”
-> Muitos especialistas também acusaram Honduras de ter dado um golpe de estado, mas nenhum deles sequer se deu ao trabalho de ler a Constituição de lá. Bem, especialistas podem dizer muitas coisas mas não me convencem que o problema não é salário ou condição de trabalho e sim moral. Ou então não teríamos políciais de baixa patente honestos e de alta patente corrupto. Conforme falei, a levar o que você diz como verdade, não haveria empresário e principalmente político corrupto. Não questiono a necessidade de melhorar salário da polícia, mas não será isto que vai mudar o quadro da corrupção policial.
“Nossas ações são condicionadas por uma série de fatores psicológicos e as reações ante à situações adversas são diferentes de pessoa a pessoa. Então, acredito que devemos levar em conta sim aqueles fatores citados”
-> Sim mas ai eu pergunto: Se eu tiver um problema particular, estiver em dificuldade e um polícial me parar e eu tentar subornar ele. Ele vai levar isto em conta? Não pode e NEM deve. Assim como a corrupção policial NÃO deve ser levada para este lado. O que você tenta aqui é justificar o injustificavel: A corrupção que vem de um problema pessoal ou de uma adversidade da situação.
“A parte citada sobre os equipamento da PF foi apenas mais um argumento que justifica sua eficácia. Pelo visto, você discorda do preparo e da eficiência que essa polícia possui em suas ações”
-> Sim de certa forma discordo. Tenho visto muitas ações da PF sendo feitas quase que como um circo e não como ações da polícia. Tenho visto a PF ser usada como balcão político e não como uma defensora da constituição. Há honestos? Claro que sim. Não discordo disto de forma alguma.
“O fato é que o Brasil a usa como referência nacional e todas as pessoas acreditam nela. Se ela está a serviço de políticos, não tenho conhecimento de causa para falar”
-> Como falei, o mensalão esta ai, o caso do dossie dos aloprados para chantagear FHC também… Provas de que são culpados não faltaram, mas a PF deixou o caso de lado.
“mas sabemos que a PF também possui suas limitações físicas e que o Brasil é um país de grandeza continental. Conseguir extirpar toda a entrada de drogas seria o viável, mas reconhecemos as limitações.”
-> Eu não falo de extirpar tudo, sei que isto é inviável. Mas pela quantidade de drogas e armas que chegam APENAS no RJ da para ter uma idéia da fragilidade da segurança nacional.
“Os riscos inerentes à profissão policial, não justificam a corrupção de forma alguma, mas devem ser levados em consideração na prestação do serviço e até onde o policial estará disposto a se arriscar pelo cumprimento da lei. Nesse intervalo entre o risco e a lei, pode está acontecendo algum tipo de corrupção.”
-> Gostei do começo da frase. O problema veio depois do MAS. Não de forma alguma a corrupção deve ser levada em consideração na prestação do serviço pelo qual ele é PAGO. Como falei, a polícia é a lei uniformizada e a menos que a corrupção esteja escrito nos códigos legais ISTO JAMAIS PODE SER ACEITO. Se ele acha que o risco é maior do que o salário dele, então que peça demissão. Que não cumpra determinada missão. Mas dai a se vender JAMAIS irei aceitar isto. Imagina você chegando a um médico precisando de ajuda e ele diz: “veja, eu ganho pouco, ou você me da uma grana por fora ou eu o deixo ai”.
“Não resta dúvida que o antigo argumento é válido para todos os tempos: Somente com investimentos em educação de qualidade poderemos constituir uma sociedade melhor, mais igualitária, com cidadãos conscientes de seus direitos e pessoas moralmente formadas.”
-> Concordo que temos que educar sim. Mas temos que ter repressão policial para inibir os criminosos. Educação e repressão não são coisas permutáveis como acha Lula. Temos que investir em educação e na polícia. E não escolher em qual delas investir.
“Talvez o problema, não seja na formação policial e sim a formação moral e ética que este obteve ao de toda a sua vida. Corrupção sempre será um tema de longos debates, sobre vários viés e perspectivas.”
-> Não sei se é um viés de perspectiva. A polícia, assim como TODOS os cidadão DEVEM cumprir a lei, simples assim. Não cumpriu, que se puna segundo a LEI.
De forma alguma você me ofende, ao contrário, gosto de conversar e debater com pessoas que pensam diferente e que escrevem sem agredir conforme você e outros daqui do site.
Davidson
dezembro 3rd, 2009 at 11:31
Caro Eduardo,
Não tenho muito a acrescentar, visto que estão claras concepções tão diferenciadas de um mesmo assunto. Isso é ótimo e nos faz refletir sobre nossas convicções.
As coisas são simples mesmo como você falou: “TODOS os cidadão DEVEM cumprir a lei, simples assim.” O problema é que nem todos fazem sua parte na sociedade. Certamente se cada um cumprisse com o que lhe fosse cabido, viveríamos em mundo e país melhor. Talvez estivéssemos na utopia de uma sociedade ideal: sem desigualdades, injustiça e tantos outros males que nos assolam. O verdadeiro problema reside na natureza humana, tão diversificada para o BEM ou para o MAL.
Caso a LEI fosse seguida por todos os cidadãos, acredito que não estaríamos tão sedentos por segurança, pois não haveria discórdias, injustiças, roubos, assassinatos etc. Cada um entenderia o seu papel social e todos contribuiriam para o bem-estar social de todos. Simples assim mesmo.
O governo é um dos principais culpados dessa realidade que nos assola. Na sua ausência, surge o tráfico, o assaltante, o viciado etc. Caso os governantes nutrissem seu povo com o mínimo de benefícios que lhes é de direito, certamente viveríamos num país melhor. Além disso, nem educação de qualidade ele fornece aos seus habitantes. Isso demonstra apenas uma coisa: quem está no poder, não tem interesse em sua sociedade escolarizada, consciente e questionadora. Uma sociedade “analfabeta” é mais fácil a dominação e submissão aos seus ditames. Montesquieu já versou sobre o modelo de governo déspota em “Do tratado das leis”. Para o autor, o despotismo é um dos mais horrendos modelos de governo e uma de suas estratégias para a dominação era manter a sociedade longe do alcance do conhecimento, pois assim seria mais fácil manipulá-la e manter-se no poder. Engraçado, em nossa democracia, embora contemple os três poderes – executivo, legislativo e judiciário, a exemplo do que Montesquieu já proclamava em sua obra, somos, na maioria, vulneráveis aos nossos governantes. Sempre carentes de todos os direitos sociais.
Forte abraço Eduardo, muito acrescentador todo o exposto. Agradeço o debate. Certamente deve ser alguém da área jurídica. Sinto palavras carregadas de justiça e indignação com às coisa ilícitas. Seria ótimo se, a maioria das pessoas, tivesse esse sentimento de justiça e retidão que você demonstra possuir.
Até…
Eduardo
dezembro 3rd, 2009 at 12:43
“As coisas são simples mesmo como você falou: “TODOS os cidadão DEVEM cumprir a lei, simples assim.” O problema é que nem todos fazem sua parte na sociedade. Certamente se cada um cumprisse com o que lhe fosse cabido, viveríamos em mundo e país melhor. Talvez estivéssemos na utopia de uma sociedade ideal: sem desigualdades, injustiça e tantos outros males que nos assolam. O verdadeiro problema reside na natureza humana, tão diversificada para o BEM ou para o MAL”
-> Ai é que esta. Não sei se é fazer cada um a sua parte na sociedade, mas o respeito as leis sim é, sem dúvidas, fundamental. A natureza humana ser diversificada é um problema e a Lei é o guia comum.
“Caso a LEI fosse seguida por todos os cidadãos, acredito que não estaríamos tão sedentos por segurança, pois não haveria discórdias, injustiças, roubos, assassinatos etc. Cada um entenderia o seu papel social e todos contribuiriam para o bem-estar social de todos. Simples assim mesmo.”
-> Eu entendo que é complicado que 200 milhões de pessoas do Brasil, epecificamente, cumpram a lei. E a polícia esta ai EXATAMENTE para pegar aqueles que decidem violar a Lei. O problema reside é quando o policial decide transgredir a Lei e utilizar-se de sua autoridade para o mal.
“O governo é um dos principais culpados dessa realidade que nos assola”
-> Veja, não acho que o governo seja o problema. O cidadão é quem elege. O político não para lá por conta própria. Eu sempre digo que no caso de um pleito onde TODOS fossem ladrões e corruptos (o que é dificil), escolhas aquele que ainda não foi eleito. De a ele o benefício da dúvida. O melhor exemplo é o Lula. Com um mensalão nas costas, um péssimo sistema de saúde público, estradas ridículas, o povo, regado de bolsa família fez o que? Ignorou tudo e preferiu o assistencialismo estatal. Não, a culpa não é do político exclusivamente. O eleitor tem 99% da culpa por te-lo colocado lá.
“Na sua ausência, surge o tráfico, o assaltante, o viciado etc. Caso os governantes nutrissem seu povo com o mínimo de benefícios que lhes é de direito, certamente viveríamos num país melhor”
-> É ai que entra a polícia, para prender aquele que transgride a lei.
“Além disso, nem educação de qualidade ele fornece aos seus habitantes. Isso demonstra apenas uma coisa: quem está no poder, não tem interesse em sua sociedade escolarizada, consciente e questionadora. Uma sociedade “analfabeta” é mais fácil a dominação e submissão aos seus ditames. Montesquieu já versou sobre o modelo de governo déspota em “Do tratado das leis”. Para o autor, o despotismo é um dos mais horrendos modelos de governo e uma de suas estratégias para a dominação era manter a sociedade longe do alcance do conhecimento, pois assim seria mais fácil manipulá-la e manter-se no poder”
-> Não sei até onde a população quer estudar. Basta ver que na cidade de São Gonçalo, RJ, se não me engano, uma escola no centro da cidade fechou por falta de alunos.
“Engraçado, em nossa democracia, embora contemple os três poderes – executivo, legislativo e judiciário, a exemplo do que Montesquieu já proclamava em sua obra, somos, na maioria, vulneráveis aos nossos governantes. Sempre carentes de todos os direitos sociais”
-> Não acho que devemos ter justiça social. Acho que devemos ter sim, Justiça. Veja, qual a diferença entre um pobre ou rico que rouba uma carteira? A meu ver NENHUMA. Os dois devem ser punidos igualmente. Mas o Brasil, como vejo diariamente, acha que o rico tem que morrer na cadeia e o pobre tem que ser solto por ser pobre. Ai reside um grande erro do cidadão brasileiro. Achar que por ser rico é, naturalmente, explorador e culpado pelos problemas do país.
“Forte abraço Eduardo, muito acrescentador todo o exposto. Agradeço o debate. Certamente deve ser alguém da área jurídica.”
-> Na verdade sou analista de sistemas.
“Sinto palavras carregadas de justiça e indignação com às coisa ilícitas. Seria ótimo se, a maioria das pessoas, tivesse esse sentimento de justiça e retidão que você demonstra possuir”
-> Pois é, não acho que exista moral média. Mas pode-se deduzir uma pela qualidade de vida que os seus habitantes levam. Os EUA acham que crime é crime, mesmo que o assassino tenha 13 anos de idade. No Brasil ainda se acha que punir um menor de idade é absurdo. Não acho que todos devam pensar ou comportar-se como eu, acho que isto é coisa de socialista. Mas acho que o mínimo que os cidadãos deveriam fazer é seguir a lei. Um bom exemplo? Pare alguém que jogou um papel no chão e o repreenda-o. Ele achará absurdo isto se não o agredir.
antonio
maio 20th, 2010 at 16:20
Vez por outra, navego em post mais antigos, e para minha grata surpresa, encontrei este texto – “Dossiê Polícia” – revista Veja – e acompanhei linha por linha desse interessante debate travado entre os dois participantes ( Davidson e Eduardo), o qual, aliás teve um momento em que pensei não chegasse a um final.
Parabéns aos dois, embora quase que completamente divergentes em suas colocações, mas tudo bem, faz parte do Estado Democrático de Direito, em que há liberdade de expressão (obviamente,ressalvadas as devidas proporções), é assim mesmo. Os dois se portaram de maneira educada e ponderada, ambos sempre convictos e concisos ao rebaterem as colocações do outro, sem contudo, usar de agressões verbais, nem depreciações pessoais. Valeu pessoal, participem mais vezes, ok? São de debates desse nível, que gostamos de ver. A propósito, Eduardo, analista de sistemas, né? hummmmmmmmmm, o seu estilo dialético revela que você não o é. Abraços a todos e que Deus nos abençõe.
antonio
maio 20th, 2010 at 16:27
Completando o acima exposto, esclareço de antemão, que o motivo de somente agora eu estar postando meu comentário acerca desse assunto, é que não havia tomado conhecimento do mesmo, anteriormente. Avante PEC!!!!!