Especial Armas de Fogo – Espingardas de Pressão

76 Flares 76 Flares ×

Pistola de PressãoSim, no título desta edição do nosso Especial Armas de Fogo há uma contradição. E da contradição já tiramos a primeira explicação: qual a diferença entre as armas de fogo e as armas de ar comprimido, ou de pressão, como são conhecidas?

Armas de pressão são aquelas “cujo princípio de funcionamento implica o emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil, os quais podem estar previamente armazenados em um reservatório ou ser produzidos por ação de um mecanismo, tal como um êmbolo solidário a uma mola, no momento do disparo”. A arma de fogo é aquela “que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil” (R-105).

Assim, surge a pergunta: por que falar de arma de pressão em um Especial de Armas de Fogo? O questionamento está no mesmo nível de quem indaga o porquê da utilização de bonecos infláveis nas instruções de socorrismo de emergência. Treinar respiração boca-a-boca, massagens toráxicas (RCP) e outros procedimentos numa pessoa não é conveniente, principalmente para iniciantes. O ideal é ter o máximo de prática nas simulações para então chegar à prática.

Por isso, acredito nas armas de pressão, de ar comprimido, como um bom instrumento para o iniciante no tiro policial ter contato com uma arma, perder parte da ansiedade comum em quem nunca atirou, e, principalmente, treinar os fundamentos do tiro – visada, empunhadura, respiração, postura etc. As corporações policiais brasileiras sofrem com a falta de recurso para adquirir armamento e munição, e muitas vezes o policial iniciante começa a atuar nas ruas sem ter a prática ideal com armamento e tiro. Se cada policial tivesse a disponibilidade de pelo menos uma arma de ar comprimido, para simular as práticas de tiro, a situação seria bem melhor (sem ignorar, claro, a necessidade do tiro com as armas que irá utilizar).

Carabina de Pressão

O custo da arma e das munições de chumbinho, utilizadas nesse equipamento, é baixíssimo, pelo menos se comparado às armas de fogo. Além disso, as amarras legais para se adquirir uma arma de fogo inexistem nas armas de pressão, com uma exceção:

Art. 16. São de uso restrito:

VIII – armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza;

No mercado nacional, dificilmente se encontra armas que se enquadrem na norma acima – “calibre superior a seis milímetros”. As armas de ar comprimido são utilizadas por muitos civis como diversão, para prática de tiro ao alvo, e esportivamente.

Enquanto as armas de fogo utilizam a pressão da explosão proveniente da combustão da pólvora para impulsionar o projétil, as armas de ar comprimido usam o ar que possui uma pressão maior que a do ar atmosférico. O que varia nessas armas são os mecanismos de compressão e bombeamento do ar.

Se você for policial, principalmente em formação, e está destreinado na prática de tiro, por falta de estrutura de sua corporação (stand de tiro, munição, armamento…), faça a aquisição de uma arma de pressão, e comece a treinar os princípios que já citei. Se for possível, se reúna com um grupo de colegas para aferir suas habilidades, incluindo aquele que é mais “safo” em armamento e tiro. É um ato em favor da sua vida – além de ser muito divertido.

Especial Armas de FogoO Especial Armas de Fogo é uma série de posts publicados sempre nas terças-feiras, tratando do mundo das armas de fogo e do tiro policial. Caso você tenha sugestões, mande um email para abordagempolicial@gmail.com

Comments

  1. Por Davidson

    Responder
  2. Por PEDRO MESTRE

    Responder
  3. Por luis vasconcelos

    Responder
  4. Por Lauro C. Pedot

    Responder
  5. Por PAULO SANTOS - PE- RECIFE

    Responder
  6. Por Jorge

    Responder
  7. Por lazaro jorge leao xavier

    Responder
  8. Por nego loma

    Responder
  9. Por proteçao

    Responder
  10. Por wc

    Responder
  11. Por francisco alves

    Responder
  12. Por junior

    Responder
  13. Por icaro

    Responder
  14. Por Angela de Matos

    Responder
  15. Por marlon neri souza

    Responder
  16. Por wcaf

    Responder
  17. Por marcel f.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

76 Flares Twitter 0 Facebook 9 Google+ 67 Email -- 76 Flares ×