Cursinho para CFO e CFSd – Como escolher?

1 Flares 1 Flares ×

Vez ou outra leitores do Abordagem Policial perguntam quais são os cursos preparativos que indicamos para realizar os concursos oferecidos pelas polícias brasileiras, notadamente para o CFO, Curso de Formação de Oficiais, e o CFSd, Curso de Formação de Soldados das Polícias Militares.

Como não possuo um catálogo com os cursinhos disponíveis em cada cidade do país, tampouco conheço a competência de cada um deles, não posso dar qualquer atestado de qualidade minimamente confiável. Porém, usarei este post para orientar os concursandos com alguns princípios e dicas básicas para levar em conta quando estiver procurando um cursinho para um concurso policial. Vejamos:

1. O princípio da Especificidade

Existem vários cursinhos pré-vestibular no mercado, a maioria deles dedicados ao estudo das matérias exigidas nas grandes universidades. Procure evitar esse tipo de cursinho, pois o concurso policial (me refiro principalmente ao CFO) possui diferenças marcantes em relação aos demais vestibulares. Geralmente são cobradas questões de legislação interna (Direito Administrativo) e outras específicas à atividade policial.

Sendo assim, procure um cursinho ESPECÍFICO, que se dedique a estudar o concurso policial que você almeja. As capitais brasileiras e a maioria das grandes cidades já possuem esse tipo de curso disponível.

2. O Professor Policial

Além da necessidade de um curso que se direcione exclusivamente ao concurso que você deseja, procure ver se no quadro dos professores existem policiais da instituição que você quer ingressar. Eles são referências importantíssimas para lhe direcionar aos assuntos que a corporação policial mais usa e cobra no seu dia-a-dia, e que são prováveis que caiam na prova.

Ninguém melhor que um integrante da corporação para saber onde achar informações e produções sobre ela!

3. Material Didático

Um bom cursinho não deixa seus alunos a mercê das apostilas vendidas no mercado para determinado concurso, que muitas vezes são por demais genéricas e maçantes. Procure um cursinho que forneça um bom material de estudo ESPECÍFICO, com questões voltadas aos assuntos que cairão na prova, inclusive aquelas que foram cobradas em outras edições do concurso.

4. Os Alunos Policiais

No caso do concurso para o Curso de Formação de Oficiais, é comum que muitas praças da Corporação estejam também tentando ingressar no oficialato. Se no cursinho que você encontrou existem muitos soldados, cabos e sargentos estudando para o CFO, esse é um bom indicativo de qualidade do cursinho. Cada um desses policiais tem certa noção do que estudar, e poderão lhe ajudar, e ajudar uns aos outros, no direcionamento dos estudos.

5. Nível de Aprovação

Esse é um critério a ser observado em qualquer cursinho: qual o índice de aprovação da instituição de ensino? Procure cursos com uma boa tradição de eficácia. Quanto mais candidatos já aprovados, melhor.

6. O boca-a-boca

Ouça o que as pessoas falam sobre o cursinho. Geralmente, a fama adquirida pelo curso não é à toa. Ouça, principalmente, pessoas que conseguiram ser aprovadas.

7. Respeite sua individualidade

Cada cursinho pode ser péssimo ou excelente, a depender das necessidades do concursando. Se você é fera em matemática, alivie mais os estudos dessa matéria, e foque mais em suas carências. Se você já é policial e domina o estatuto de sua Instituição, dê ênfase nas matérias gerais.

* * *

Espero que as dicas sirvam para orientar os concursandos que diariamente mandam suas dúvidas para nós. Como dito, não são definições específicas atestando a qualidade ou o defeito de qualquer cursinho, mas apenas dicas para orientá-los na escolha.

Comments

  1. Por Emanoel Jorge - SD PM JORGE

    Responder
  2. Por Tiago

    Responder
  3. Por Lis.

    Responder
  4. Por RAMON BRITTO

    Responder
  5. Por Naru

    Responder
  6. Por thiago

    Responder
  7. Por LUCIENE RODRIGUES DE AMORIM

    Responder
  8. Por Poliana

    Responder
  9. Por angelo leonardo da silva

    Responder
  10. Por junior

    Responder
  11. Por Raffael Henrique dias silva

    Responder
  12. Por kelvin washington santana de souza filho

    Responder
  13. Por alexsandro

    Responder
  14. Por evilla

    Responder
  15. Por claudia caroline

    Responder
  16. Por sara souza de lima

    Responder
  17. Por willamis

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Email -- 1 Flares ×