
O policial militar não pode matar, nem qualquer outro cidadão, senão em legítima defesa de si ou de outrem. O policial militar não pode ser penalmente punido, nem qualquer outro cidadão, sem ter cometido algum tipo de crime. Essas são verdades claras, legais e éticas. Porém, nem tudo é tão claro no desenrolar da vida, principalmente quando estamos falando em segurança pública e polícia.
As duas afirmações acima são baseadas em clássicos artigos do Código Penal, e são bandeiras hasteadas veementemente sempre que policiais são acusados de cometerem atentados injustificados à vida de pessoas. Recentemente escrevi um post aqui no Abordagem Policial tratando dum caso onde um policial militar da PMERJ foi covardemente morto por bandidos cariocas, e o desejo de vingança pareceu se disseminar no seio da tropa. Uma associação de policiais chegou a oferecer cinco mil reais pela “cabeça” do assassino.
Na Polícia Militar da Bahia, passamos por situação semelhante, onde o soldado Marcelo Márcio, lotado no 9º BPM, Vitória da Conquista, foi assassinado também covardemente, com um tiro na nuca, no dia 28 de janeiro. De lá para cá, 14 pessoas foram mortas, e outras três desapareceram, com motivações ligadas à morte do Soldado morto, segundo vem noticiando e conjecturando a imprensa.
Só quem é policial pode entender o vínculo existente entre colegas de farda, que vivem constantemente as agruras a que o Estado os submete, e mesmo sob essas dificuldades arriscam suas vidas e guardam um a vida do outro nas ações que desenvolvem. O mais distante vínculo entre dois policiais já é um vínculo substancial para a sociedade comum. Por isso, ver um irmão policial sofrer esse tipo de atentado é quase ver um pedaço de si mesmo sendo morto.
Mesmo com essa compreensão e sentimento, é preciso que eu repita o que disse no texto “A cultura da represália: vingando um irmão de farda“:
Talvez eu seja interpretado de maneira errônea pelos que comungam do revanchismo repressivo na atuação policial. Mas, apesar de me comover MUITO com a morte cruel de um colega de farda, não concordo com a postura “olho por olho, dente por dente”. Nós, policiais, temos que nos diferenciar, enquanto profissionais, agentes da lei.
É por isso que a profissão policial precisa ser bem olhada e cuidada pelos governos e comandos. A complexidade desse tipo de ocasião é enorme, onde não se consegue suprimir a dor da morte de um colega, ao tempo que não se pode ignorar que a legalidade e a humanidade se nos impõe ao vedar qualquer ação vingativa. É um processo de negociação interior que exige muito cuidado.
E ao Comandante (em todos os níveis de comando)? O que lhe é cabível em tal momento? Primeiro, o apoio aos que sofrem com a ida do companheiro, dos familiares aos colegas de trabalho. Segundo, abraçar seus comandados e deixar claro que ações ilegais, além de ser profissional e eticamente condenáveis, certamente levarão seus autores à ruína. Por fim, caso tal atitude de prevenção pautada na compreensão não se faça suficiente, é inevitável a responsabilização daqueles que cometam arbitrariedades.
Reconheço o quanto é diferente estar escrevendo este texto e vivenciando esse contexto na vida real. Porém, não posso me desligar, enquanto profissional, dos princípios legais, cidadãos e humanitários que acredito ser válidos e intransponíveis. Sem “caça às bruxas”, sem estar movida pelo furor da mídia, caso se confirme casos de vingança cometida por policiais, como se vem dizendo, esses deverão ser punidos – com o gosto amargo da punição aos que, desnorteados, tentaram fazer justiça com as próprias mãos.
* * *
Atualização: como o texto acima foi escrito na noite de ontem, ele seria publicado desatualizado, sem levar em consideração os fatos que estão ocorrendo hoje na cidade. Alguns órgãos de imprensa noticiam que os quatro policiais identificados no reconhecimento foram presos, “administrativamente pelo próprio comando da PM”, equanto outros citam apenas que estão prestando depoimento na Corregedoria Geral, em Salvador. Como os policiais militares não foram pegos em flagrante delito, não há justificativa para a prisão dos mesmos neste momento, a não ser que haja algum mandado judicial com tal determinação. É prudente aguardar o desenrolar dos fatos para saber o que está se sucedendo.
Ressalte-se, também, a manifestação de policiais que está ocorrendo em Vitória da Conquista:
Neste exato momento a Polícia Militar de Vitória da Conquista decidiu não ir as ruas durante todo o dia de hoje (quinta-feira) em protesto devido a acusação de que 4 PM’s estão envolvidos nos assassinatos e seqüestros de adolescentes após a morte do soldado Marcelo Márcio. Todas as viaturas se encontram no Batalhão com os pneus esvaziados.
O Tenente Coronel da Polícia Militar, Inácio Paz de Lira Júnior, está tentando convencer a categoria para retornar as atividades, alegando que a sociedade precisa de proteção. A rua principal próxima ao Batalhão está totalmente bloqueada, com inúmeras pessoas protestando pelas atitudes tomadas pelo Ministério Público. O sindicato dos taxistas, associação de policiais e familiares de profissionais acusados de envolvimento nos casos estão ocupando o local.
Enfim… o clima é tenso. Esperamos que medidas não sejam adotadas precipitadamente por nenhum dos interessados em ver que tudo acabe bem. Continuemos acompanhando o desenrolar dos fatos…
PS1: Leia o Sudoeste Policial, que está realizando a cobertura dos acontecimentos em Vitória da Conquista;
PS2: Leia a nota publicada pelo Coronel PM Nilton Régis Mascarenhas, Comadante da PMBA, sobre o caso;
PS3: A tirinha que ilustra este post é do Ryot IRAS, e demonstra o quanto são intermináveis os ciclos da vingança.
Paulo Roberto
fevereiro 25th, 2010 at 16:26
Quatorze assassinatos ocorreram em todo municipio, mais somente quatro podem estar relacionados com a morte do policial, o que não foi nada provado ainda, no mais, é pura politica e oportunistas de plantão aproveitando do caso para se promoverem. Danilo respeito sua opinião de oficial de gabinete e ar condicionado, frente de batalha é diferente, somente quem tá lá sabe das dificuldades…
Silva Júnior
fevereiro 25th, 2010 at 17:18
Olá Tenente,seu texto mostra claramente os procedimentos legais a serem adotados numa situação como esta que ocorreu em Vitória da Conquista,detalhe,nem sempre o certo é certo,a jústiça é muito bela no papel e nossos comandantes só nos enxergam no momento da execução do serviço e quando estamos saudaveis,o Estado pouco se preocupa se morre praça ou oficial somos apenas números.Já os marginais nos exergam como alemães e até aqueles que nos cercam correm riscos.Estou a onze anos na PMBA,durante esse tempo acompanhei alguns fatos de execução de policiais nos quais os executores so tiveram sua punição por iniciativa da propria tropa,caso contrario passaria em branco.Se a Jústiça e o Estado exercesse seu papel verdadeiramente poderia ser que fatos iguais ou parecido não acontecesse,pois,as pessoas pensariam duas vezes para tentar contra a vida de um agente do Estado.
antonio
fevereiro 25th, 2010 at 21:17
Com todo respeito a esse texto e é por isso que vivemos em um pais democratico onde deve se respeitar o direito e a opinião das pessoas, mais não é assim que vejo a anos os direitos dos poicias sejam militar ou civil não vem sendo respeitado um colega foi morto covardimente com um tiro na nuca, não se fala na morte desse companheiro só se fala nos marginais que morreram o problema é que estamos cansados de sermos caçados e mortos como animais, sou contra grupos de exterminio mais tem coisas que infelizmente se faz necessaria, guando foi que o ministerio publico se manifestou a favor da morte de algum policial, nunca, pois essa é a justiça que temos.
Jorge Costa
fevereiro 25th, 2010 at 21:28
Olha eu nem vou comentar este Texto… Deixo para os colegas comentarem… Por que imbuido da revolta que estou de ver irmãos de fardas presos sem nenhuma chance de defesa… E depois ouvir na imprensa o DCS dizer que a prisão foi para “Proteçao dos PMs”… Aí alguém pode dizer : Mas estão no CFAP….E daí? Cerceados dos seus direitos de ir e vir e do convivio da familia… Um dos PMs encontra-se com sua esposa gestante….
Prefiro realmente não comentar este texto Danilo, até pq como falei ao companheiro Marcelo ao telefone, fui duro demais em outro texto de sua autoria , então prefiro me privar disso devido a damiração e respeito que tenho por vossa pessoa.
E que Deus seja por nós, por que vejo que só Ele mesmo… Só Ele.
Abços e Sds Milicianas.
Betão
fevereiro 25th, 2010 at 23:02
Não digo que policiais, entraram em uma suposta vingança, não acredito nisso. Más houve a investigação para apurar quem o matou. Talveís, mais não com tanto interesse de descobrir realmente o fato. Incrivel hem. O que mais me deixa inpressionado, é a vontade de uma fatia boa da alta cúpula e da midia, em mais uma vêz tentar denegrir e ferir a imagem da nossa briosa PM. Sendo assim o pilantra tem grandes defenssores. Será o futuro, a tão temida inverssão de valores???????????????.
Dantas
fevereiro 25th, 2010 at 23:17
Concordo com tudo que o colega disse em seu texto. Desvios de conduta devem ser punidos, afinal estamos do lado dos mocinhos, não podemos perder nossos referenciais. Contudo, infelizmente, como em quase todos os setores da administração pública, a segurança deixa a desejar, não só para o cidadão comum (lembrem-se, por exemplo, do caso do marido que assassinou sua esposa depois desta ter prestado oito queixas contra ele), mas para nós policiais, que quase sempre somos cobrados pela incapacidade do poder público de garantir segurança às pessoas. Assim, nós policiais, devemos esperar que o cidadão de bem nos aponte o dedo e admitir que o criminoso nos aponte a arma (cumprindo sempre o nosso dever). Neste contexto fica difícil esperar que a tropa não se revolte e cometa atos impensados, não que os colegas acusados, neste caso em particular, sejam de fato culpados, eles tem o direito de se defender, mas casos como o de Vitória da Conquista, infelizmente hão de continuar acontecendo.
Cidadão Baiano
fevereiro 26th, 2010 at 0:03
Caro Danilo.
Sou policial militar e como tal gostaria de manifestar minha satisfação em verificar a sua coragem em postar esse texto, mesmo contrariando boa parte de nossos colegas que comugam com a cultura da vingança privada, do revanchismo e da execução fria.
Depois gostaria de dizer o quanto vc foi feliz quando afirmou que o governo e o comando em um momento desse deve estar ao lado dos policiais militares, tanto para se solidarizarem com a morte de policiais e consolarem seus familiares, bem como para controlar e coordenar quanquer ação que vise a resposta a ação dos criminosos.
Portanto parábens pelo excelente texto.
Leo Prata
fevereiro 26th, 2010 at 0:34
Não sou policial, talvez por isso eu tenha ficado tão estarrecido com esses comentários. Vocês só pelo fato de serem policiais não tem o direito de sair matando. O mais impressionante é ver que tem pessoas aqui comentando, dizendo que tá certo, que é isso mesmo, que tem que matar mesmo e que vai continuar acontecendo. Vocês pararam para pensar que poderia ter pessoas inocentes no meio, e só pelo fato de conhecer ou ter algum grau de parentesco com o assassino do policial, tenham morrido. Mas vocês se acham a acima da lei… Graças a Deus vivemos hoje uma revolução tecnológica, o acesso a informação é em tempo real. Não é a toa que a imprensa é o quarto poder, o dever dela é denunciar mesmo esse tipo de tirania. O fato de colocar uma arma do lado e usar uma fada não os torna seres especiais. Só na cabeça de vocês! A situação é totalmente avessa ao que vocês pensam. A sociedade não acredita na instituição POLÍCIA MILITAR, não tem respeito, não tem admiração, tem medo. E a quem diga que é a polícia militar que se chama quando está em apuros. É o papel da polícia proteger a sociedade, foi para isso que ela foi criada, e está longe de prestar um serviço de excelência. Volto a dizer; Só pelo fato de usarem uma farda uma arma e serem agentes do estado não dão direito aos policiais invadirem as casas das pessoas, espancar velhos, crianças e mulheres, executar pessoas, dentre outras arbitrariedades.
anônimo
fevereiro 26th, 2010 at 1:45
Leo Prata, o mal das pessoas é generalizar tudo… e você é uma dessas pessoas. Como Policiais Militares, temos plena consciência de que alguns poucos companheiros, ainda não se concientizaram que os tempos são outros. Todavia, podemos afirmar que quando ocorre algum pequeno desatino, ou desvio de conduta, o autor do fato, geramente é aquele recém-formado, que acabou de sair do meio, ao qual você, LEO PRATA, pertence… e a PM ficou na incumbência de prepará-lo adequadamente… através do curso de formação e não remoldá-lo… refazer seu caráter, Milagres, as corporações policiais militares ainda não podem fazer, só JESUS CRISTO tem este poder. Para seu governo, quando chega à Administração Militar, denúncia de que algum servidor seu praticou, ou vem praticando algum fato contravencional, seja de qualquer natureza, a mesma de pronto, toma as devidas providências. Se, comprovada qualquer transgressão, certamente o infrator responderá perante à Justiça Comum ou Justiça Militar ou por último, em âmbito interno, conforme a gravidade da falta… por isso, caro paisano, que fique você sabendo, que não é de interesse de nenhuma instituição POLICIAL MILITAR, acobertar condutas equivocadas de seus servidores, uma vez que tal procedimento, não só acarreta desgastes à sua tão combatida imagem, como também, contamina àqueles ( a grande maioria ) dos excelentes POLICIAIS MILITARES. Agora, vê se você antes de julgar toda uma classe, procure conhecê-la a fundo primeiro. O fato de vestirmos uma farda, usarmos uma arma de fogo, e termos uma Carteira de Polícia, nos faz sim ESPECIAIS… pois, só a nós são dados esse direito e prerrogativa… vá você, como PAISANO, que é usar qualquer um desses ítens que citei anteriormente… sem sombra de dúvida, passará os piores momentos de sua vida… pior, se estiver armado, será PRESO em flagrante. Quanto ao último parágrafo de seu comentário, você só pode ter visto isso em filmes… ou é fruto de sua fértil imaginação… por este motivo, não carece maiores esclarecimentos.
julio
fevereiro 26th, 2010 at 8:33
certamente tenente o sr° está tendo essa opiniao pq nao foi nenhum oficial que foi covardemente abatido.td isso por que reina dentro das instituiçoes militares esse divisao idiota entre praças e oficiais o que nos impedem de termos um salario digno pelo forte poder repressor alienado com esse codgo militar anacronico e cerceador de direitos constitucionais.em 2009 um aluno a oficial foi morto aqui em salvador e nós policiais de verdade”praças”demos a resposta com sangue.e os comentarios?claro,nenhum.pq foi um aluno a oficial.os srs° oficiais nao precisam deramarem lagrimas de crocodilo nem fingir que se preocupa com os anseios dos verdadeiros policiais.continuem com essa politica de represao com os praças porque sei que do jeito que ta a bahia a violencia vai acabar chegando pra vcs tambem.
SD PM
fevereiro 26th, 2010 at 8:52
TENENTE: QUE TEXTO INFELIZ! NO DIA QUE MATAREM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA VAMOS VER SE O SR VAI CONTINUAR COM ESSA TRANQUILIDADE PARA DAR A “DEVIDA RESPOSTA”. ME POUPE. SAÍ DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTUDANDO DEMOCRACIA E LIBERDADE PARA FAZER UM CURSO MILITAR E TER ALGUMA ESTABILIDADE PARA NOVAS INVESTIDAS MAS ACHO QUE O NOSSO MAIOR PROBLEMA SÃO PESSOAS COMO O SR QUE INGORAM O ÓBVIO. SEREMOS MELHORES NO DIA EM QUE O ESTADO COMO UM TODO FOR MELHOR. ENQUANTO MORRER PRAÇA VAI TÁ BOM PARA OS SENHORES OFICIAIS. GRANDE EXEMPLO O SR ESTÁ DANDO DE SENSIBILIDADE PARA COM COMANDADOS. POR ESSAS E POR OUTRAS SEI QUE NÃO TROCO MEU CURSO FEDERAL CONCORRIDISSÍMO POR UMA CARREIA DE OFICIAL ONDE A MAIORIA DAS PESSOAS ESTUDADAS QUEREM PASSAR LONGE.
jon
fevereiro 26th, 2010 at 9:33
Tenente. A sua opinião mudara um dia, quando tiver um parente,amigo,colega proximos seu vitimado por um vagabundo, pois oficial não é colega de praça. prata você não é do meio caia fora você não sabe nada de policia só o que a imprensa divuga.
Marcus
fevereiro 26th, 2010 at 10:14
Antes de tecer qualquer comentário a respeito do texto, devemos analisar os dois lados da moeda.
De um lado temos o nosso “pacto social”, que estamos inseridos desde o nosso nascimento, isso é fato. Do outro lado, nós policiais, temos o nosso “pacto de farda”, companheirismo, coleguismo, corporativismo etc.
Não podemos linxar o texto acima, pois ele está completamente pautado no que versa todos os títulos jurídicos do nosso país. Do mesmo modo que somente quem é policial sabe o que é esse sentimento de “fraqueza e exclusão social” que, infelizmente, nos leva a “cuidar um do outro”.
Mas, ante o exposto, existe um ponto comum entre ambos lados da moeda: A omissão do Estado. Seja em defesa do cidadão civil, seja na proteção do cidadão militar. E nessa luta de “auto-defesa”, nós PMs estamos em vantagem, afinal, fomos treinados psico-fisicamente para enfrentar essas situações.
Ps.: Mais uma vez digo: INFELIZMENTE isso tudo acontece, mas são mazelas necessárias.
Anônimo
fevereiro 26th, 2010 at 10:42
Devemos concordar em grau e número com o texto ( por enquanto ), visto que ele está amparado na legalidade e transparência.
Mas com todo respeito ao autor salientemos que devido ás injustiças que estão fazendo com os colegas que neste momento estão privados de liberdade por causa de um marginal que nem é mais citado na imprensa, tiro a seguinte conclusão que o inocente foi o vagabundo que tirou a vida de um poicial, certamente no final ele receberá um troféu dos Direitos Humanos .
Caro Danillo, sou seu leitor assíduo e admirador do seus textos, mas desta vez você foi infeliz na dissertação.
rogerio rezende
fevereiro 26th, 2010 at 11:13
tenho minha opiniao quem foi que viu os policiais matarem alguem? acho que parece obvio que foi pm mas nao se tem provas por isso acho que matar ou morrer faz parte do nosso oficio porem nao se pode acusar policiais sem provas como toda a imprensa esta fazendo varela chamou os 4 pms de assassinos pode . o texto é correto mas infelizmente a policia é dividido em duas a de oficiais e a de praças mas este blog é bom e bem trabalhado e a opiniao tem que ser respeitada pois temos que saber que todo ser humano tem o direito da livre expressao sou soldado mas tenho que respeitar a opiniao de todos isto é democracia
tenente
fevereiro 26th, 2010 at 11:23
voces sabem que nem sempre a justiça agem certo, só a justiça de Deus é verdadeira e que esses policiais estão sendo injustiçados e que em breve a verdade vai aparecer e que tem oficial na parada tem sim. Voces sabem que a PM sempre age dessa forma, quando tem oficial e sou PM daqui de vitória da conquista e sei a conduta de cada um deles e sei que são policiais honestos.
Maurício
fevereiro 26th, 2010 at 12:25
Concordo plenamente com o Julio. Aqui na CIPM que trabalho existe uma meia dúzia de oficiais que so servem para perseguir os praças, tudo baseado na questão da continência. Mesmo o praça sendo integro, se ele não for com a cara ele cobra a continência e se não prestar ele comunica apenas para prejudicar o companheiro de farda. Aqui na minha região vem acontecendo sucessivos assaltos a banco. Nessa hora amigo eles somem todos, se escondem, não tem coragem de enfrentar a realidade e quando tentam resolver alguma situação dão maior vexame perante a tropa. E claro que não são todos, mas a grande parte. A má formação de certos policiais militares começa de cima para baixo. Outra coisa, a Polícia Militar tem que deixar de ser instrumento político. O Comandante Geral deve ser nomeado pela tropa e não pelo Governador, talvez seria a saida, mas eles não querem, somos máquinas políticas.
Maurício
fevereiro 26th, 2010 at 12:44
Continuação.
Estou dedicando minhas horas de folga em estudos, e enquanto colegas me questionam se quero ser oficial “Deus me livre” A visão de polícia que tenho é outra. A visão de polícia que tenho é ” Bandido na cadeia e polícia nas ruas defendendo o povo “No entanto confesso que tentei ser esse tipo de polícia mas não conseguir. Quando preendo o bandido em flagrante, minutos depois olha ele lá na rua de novo rindo da minha cara? E como o colega acima falou só seremos melhores no dia em que o estado fizar o seu papel deixar de enganar a sociedade. Jamais quero ser um Oficial da Polícia Militar, quando as pessoas ver um cidadão fardado na rua ele vê um PM e não um Oficial. Estou triste com o sistema, não tenho mais forças para defender essa sociedade ingrata, que julga atráves de influencia de televisão e jornais. Estou estudando para sair dessa ingrata profissão. E quero deixar claro aqui que não sou a favor da vingança nem se fazer justiça com as proprias mãos, sou a favor do que é certo.
“Seremos melhores apenas no dia em que o Estado ser melhor”
Fábio Brito - ASPRA-BA
fevereiro 26th, 2010 at 13:38
Hoje, somos como os antigos “Capitães do Mato”, perseguindo e matando semelhantes: Negros e Pobres sem oportunidade. Oportunidade, eu disse. Porque se eles pudessem escolher entre ser um Executivo ou Empresário ou ser a escória da sociedade, por certo fariam a escolha certa.
E digo mais: Não foi o caso de não terem oportunidade. Não lhes deram oportunidade. Lhe foi negado qualquer acesso.
Enquanto continuarmos a fazer o trabalho sujo, exterminando e matando, acobertados pelas excludentes da Adjetiva Lei Penal, estaremos fadados a continuar neste ciclo.
Enquanto existirem alienados para vibrar e tirar a vida de seus iguais continuaremos submersos.
Outros PM’s vão ser executados. Outras chacinas vão continuar ocorrendo. A resposta policial será dada, mais marginais vão ser executados, outros policiiais executados… e o ciclo continuará.
Voltaremos então, ao “Talião”, ao tempo de Moisés, a Tóra. as 12 tábuas, ao Tempo da Lei. Olho por olho, dente por dente. Afinal, Dura lex, sed Lex, não?
Alguém já se preocupou em ler Beccaria “dos Delitos e das Pena”? Pois é… já sabia.
Finalmente, cumpre aduzir que quando passamos muito tempo a olhar para dentro dos abismos, quando passamos muito tempo a olhar para dentro dos montros, estamos correndo o sério risco de nos tornar um deles.
Chega de sermos “Capitães do Mato”, a Segurança Pùblica não é um Problema seu ou meu, mas do Poder Pùblico Instituído. Ou se respeitam as Leis e agimos com profissionalismo ou voltemos a época da Barbarie.
Mas decidam logo.
Façamos uma reflexão.
Políticas Públicas já.
cidadão baiano
fevereiro 26th, 2010 at 14:26
Todos ficam aqui apenas crucificando Danilo Ferreira que é um jovem policial com uma visão de segurança pública moderna, que não admite a política de “olho por olho, dente por dente”, e teve a coragem de maniofestar isso publicamente, mesmo sabendo da rebordosa que sofreiria, e os que criticam afirmando que a resposta tem que ser a resposta de SANGUE, não pararam para pensar que dentre os 17 (14 mortos e 03 sequestrados, isso é papela de polícia?) podem estar inocentes que foram vítimas da sangria desatada dos policiais de conquista.
Outro questionamento que faço, é o quê esses dois policiais estavam fazendo à noite em uma favela a bordo de uma moto? Indo visitar um colega? faça-me uma garapa!!!! Lamento muito a morte do colega, mas infelizmente ele estava no local errado na hora errada e talvez fazendo coisa errada, mesmo pensando que estava fazendo a coisa CERTA!!!
Mais uma vez, parabéns DANILLO pela coragem e lucidez com que fala de segurança pública, vc desde novo já se desponta como um ícone na PMBA!!!
Anônimo
fevereiro 26th, 2010 at 15:31
Para cidadão baiano:
Sou admirador e bato palmas para a maneira imparcial, correta e honesta que o nobre colela Danillo posta seus textos com uma lisura incomparável.
Fui crítico no assunto postado, porque assim interpretei, respeito seu comentário, mas aqui pra nós …, se tirar um raio X do saco do nobre Danillo, vai aparecer sua arcada dentária rsrsrs.
Um abraço.
pirú de butequim
fevereiro 26th, 2010 at 16:34
Praça tem a mente fraca mesmo…
Isso tá acotecendo pq é praça sim… esqueceram oque aconteceu com uma major ai que tomou um tiro na cara no posto shell do imbuí-sentido iguatemi?
Até vtr da ilha apareceu, foi graer, rondes, rotamo, caesg, cipe, águia e várias outras unidades.
Praça só se lenha.
o.O
Vanilson
fevereiro 26th, 2010 at 16:45
Não concordo com a lei de talião, mas precisamos parar, com discursos oportunistas e falar a verdade, hoje vivemos num verdadeiro descaso, além da falta de moralidade que vem atingindo todos os setores, começa com presidente, senadores, deputados, ministros, juizes, politicos e outras personalidades que fazem parte da mídia, sim e o policial entra onde nisso. Entra no momento que vê seu parceiro abatido por um marginal que matou fugiu e ninguém se pronunciar, nem cria força tarefa para prende-lo e fazer cumprir a tão esquecida nestes casos “lei” e lembrada quando um agente de segurança é o agressor, repito não acho que deve ser “olho por olho, dente por dente”mas acho que está na hora de conscientizar e dar uma resposta a tropa capturando e levando as barras dos tribunais os que também matam policiais e que quando caem na prisão são festejados e agraciados com as benecias da lei enquanto que um agente que comete o mesmo erro, recebe os rigores da lei, engraçado fala-se na elucidação das 14 mortes em Conquista, mas até a própria cúpula de segurança não quer saber quem matou ” o cachorro policial” desculpe-me os familiares do policial nenhum tom pejorativo mas é como são tratados os policiais mortos, alguém foi visitar os familiares do soldado morto providenciando apoio, é fácil falar de justiça, difícil e fazer com que ela seja exercida sem oportunismo e discursos políticos e mostrar para o cidadão que somos exemplos, apuramos com rigor atropelamos a constituição para dar satisfação, e o público interno como fica. Pense nisso DANILLO E COMEÇE A CHAMAR A ATENÇÃO PARA ISSO QUEM SABE COM BONS EXEMPLOS OS POLICIAIS APRENDAM A CONFIAR NA LEI…..
reinaldo
fevereiro 26th, 2010 at 16:58
Mauricio, se você não gosta de prestar continência para seu superior, saia da PM e vá para a PC. Vc já entrou sabendo que a corporação é MILITAR. O restante das suas frustrações você resolva num divã de um analista.
E para me criticar, vc tem primeiramente que me superar. Para dizer “deus me livre” de ser Oficial, passe primeiramente no vestibular, nos exames, curse um semestre (passe uma JIMPOM) e aí sim. Conhece a fábula da Raposa e as Uvas? parece ser seu caso.
O Brasil tem 15 milhões de concursandos. Estudar para concurso não é sinônimo de PASSAR em concurso.
Sua falta de motivação para o trabalho é um eufemismo para a PREGUIÇA.
Enquanto seu mundo girar em torno de rivalidade e inveja com o oficialato, vc nunca vai evoluir.
Ass: Ex-soldado atual oficial.
Marcus
fevereiro 26th, 2010 at 17:05
Não discordo do que o Oficial disse no texto. Porém, devemos ter bastante cuidado ao falar que o que aconteceu em Conquista realmente foi obra de Policiais, e acabar condenando-os sumariamente.
Quem trabalha na “área” sabe que infelizmente só podemos contar um com o outro, o Estado se faz cego-surdo-mudo diante dos nossos problemas, e na adversidade nos apoiamos nos nossos colegas/irmãos de farda.
Vejo no curso, no dia-a-dia, que essa onda de “direitos” está tomando um rumo perigoso. Todo mundo tem direito a algo, independente do terceiro também ter. Nós policiais, infelizmente, somos excluídos de qualquer um desses direitos que a sociedade civil tanto versa.
Colegas, deixemos para a Justiça dizer se houve ou não participação de policiais. Nosso Estado Democrático de Direito diz que eles são inocentes até que se prove o contrário, e isso com base em provas concretas, não “disse-me-disse”. Estão acusando-os? Provem. E, particularmente, se provarem algo, ainda assim direi que “infelizmente”, leiam, INFELIZMENTE essa é a realidade que temos e necessitamos.
reinaldo
fevereiro 26th, 2010 at 18:14
E o caso dos 3 PMs da 39ª CIPM que foram algemados e apresentados á imprensa acusados de terem matado o trapezista do Circo Picolino? (que estava junto com um bandido) alguem se lembra?
A inocência dos 3 foi provada. O PAD foi arquivado…mas e os meses que eles levaram na carceragem do BPChq? e a maldita exposição midiatica a que foram submetidos? a delegada que pediu a prisão deles e os execrou publicamente vai pagar como?
lembramos que a mãe de um deles morreu de infarto por não aguentar ver o filho ir preso como bandido….
reinaldo
fevereiro 26th, 2010 at 18:19
Por que o MP não criou Força Tarefa para investigar o assassinato de quase 60 PMs em 2008? e a morte de quase 40 PMs em 2009, os guardiões da moralidade fizeram o que?
Promotores são um monte de bunda mole que ganha 20 mil reais por mês para assinar papel. São todos covardes, pois não dispensam a escolta de PMs (que eles tanto desprezam).
Ainda tem centenas de PMs que, em troca de uma gratificação de 400 reais por mês, dirigem, fazem segurança e levam filhos desses desgraçados covardes para a escola.
barreto
fevereiro 26th, 2010 at 19:46
Excelente colocação Danilo. Não é a que gostamos de escutar, nem aquela que gostamos de executar… é a lei. É a que devemos seguir, mesmo sabendo dos seus inúmeros defeitos!
Não importa agora qual a intenção dos envolvidos, se boa ou má, mas sim se a ação praticada valeu a pena? por uma série de fatores (familiares, profissionais) acredito que não.
E no final das contas, a imagem da PM já tão desgastada por tantos motivos, demostra amadorismo nos seus profissionais.
barreto
fevereiro 26th, 2010 at 19:48
corrigenda: demonstra.
teixeira
fevereiro 26th, 2010 at 20:36
a capacidade de perdoar e até mesmo de raciocinar, terminar quando aqueles que nos cercam (familia, amigos, companheiros) tombam gratuitamente, diante de um infame qualquer. ai!!! tenente, o dircuso acadêmico muda……..
marcelo miranda
fevereiro 26th, 2010 at 21:03
É direito de todos terem a ampla defesa, na PMBA que é dirigida por certos oficiais eu mesmo já respondi, com a afirmação do Cmt que eu seria punido, antes da apuração, como de fato fui. Apurar um fato já condenando as pessoas é leviando, ato preconceituoso e esta prática esta enrraizada na cooporação, dá resposta a sociedade custe o que custar(a vida, a honra dos praças) por que na PMBA o oficial sempre é protegido e colocado em segurança, mesmo cometendo atos ilegais. No meu entender só terá fim com a desmilitarização, pois ai sim, o oficial passará a olhar o praça não como um objeto de sua casa “quartel”, mais sim, como um SER HUMANO. è chato mais só pela charge em seu blog, já deduzir a linha de pensamento do Oficialato, e nem lí o texto e pelo comentários estava certo. Nada mais normal para um oficial, só que por mais que estejam protegidos em um ar condicionado quando o projetíl do marginal vem não sabe destinguir oficial de praça.
Praça
fevereiro 27th, 2010 at 2:22
Tenente, não ha dúvida de que o respeito aos direitos humanos, a legalidade, a democracia, a ética são valores mais que imprescindíveis. Mas em que planeta o senhor estava quando escreveu este texto. O senhor parece entender de direito e de todo este bla bla bla que agente aprende na universidade, porem parece nao ter lido muito de psicologia. O discurso é como o uso progressivo da força, agente tem de saber o momento de usar determinada técnica, determinada arma ( discurso ). O senhor tem mesmo que fazer o papel de mocinho, afinal seu futuro depende da sua subserviencia a politica e a este discurso demagógico, mas escolha um momento mais propício para ele. Afinal, o momento e de profunda indignação entre as praças, que o senhor sabe muito bem, serão vítimas de homens com o seu discurso, nao pelo fato de serem virtuosos mas por que precisam de um bode espiatório para ver se vam na proxima lista de promoções!!
Praça
fevereiro 27th, 2010 at 2:24
Ainda em tempo, quero dizer que o blog é um ótimo espaço para terapia!!!!
Cidadão Baiano
fevereiro 27th, 2010 at 2:37
Marcelo MIRANDA FALA QUE O OFICIAL ESTA PROTEGIDO PELO AR CONDICIONADO, COMO SE O PRAÇA NÃO TRABALLHASSE NO SERVIÇO ADMINISTRATIVO (no ar condicionado) E O OFICIAL NÃO TRABALHASSE NA ÁREA. ESSA DECLARAÇÃO DE MARCELO DEMONSTRA UM COMPLEXO DE INFERIORIDADE, QUE PODE SER TRATADO EM UMA ANALISTA, OU UM PRECONCEITO!!!!!
Valdir Soares
fevereiro 27th, 2010 at 9:07
Satisfação a sociedade e a imprensa: Essa é toda a tônica predominante da força tarefa regida pelo comando geral e pelo secretário …mas perguntar não ofende….Por que quando um “pmzinho” (que é a base que faz o sistema funcionar) morre, não vemos a mesma pressão da mídia e os esforços evidados pelo ESTADO EM ALCANÇAR OS CULPADOS? Tenho a impressão que a gente não vale nada…ou bem pouco.
Eduardo Leite
fevereiro 27th, 2010 at 9:09
A nossa sociedade está totalmente comprometida em todos os segmentos e o segmento que mais está desestruturado é o segmento da política e dos gestores públicos. Qual o parlamentar de confiança?Qual o prefeito? Governador? O presidente da república é de confiança? Os ministros são de confiança? As políticas e ações sociais estão sendo planejadas com eficiência? Há planejamento para curto, médio e longo prazo? A educação seque uma metodologia adequada? O judiciário é de confiança? Os nossos médicos são valorizados? Os nossos professores são valorizados?Há uma política de saúde efetiva? As nossas forças armadas estão sendo valorizadas e bem aproveitadas? São inúmeros questionamentos que infelizmente a resposta é NÃO. Quando o homem passa a viver numa comunidade desestruturada a sua reação natural (animal-repteliana) é agir de maneira desestruturada. Por isso, fatos semelhantes serão cada vez mais freqüentes na proporção em que a desestruturação da nossa sociedade nos levar a níveis tribais. Olho por olho é o cotidiano em todos os segmentos.Caminhamos portanto para uma sociedade além de desestruturada , cega.
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com
Valdir Soares
fevereiro 27th, 2010 at 9:25
Ahh esqueci de perguntar: Alguém sabe me dizer como está a familia do PM morto?? Os filhos e a esposa como estão?? Será que o pessoal dos direitos humanos foram lá?? É sempre assim….dois pesos, duas medidas…
Z.
fevereiro 27th, 2010 at 10:59
Ten Danilo respeito sua opinião de oficial de gabinete e ar condicionado, sim como disse o colega acima mais isso é porque vc vive num mundo cor de ROSA, tudo perfeitinho, certinho, mas o mundo aqui fora é outro a vida é outra ACORDA TE ENCHERGA É POR ESSE MOTIVO QUE ESTAMOS SENDO HUMILHADOS PERANTE A SOCIEDADE. PORQUE QUEM MUITO SE ABAIXA MOSTRA A BUNDA…..
E ESSA FORÇA FAROFA ”SEMI DEUSES ” INTOCAVEIS DA JUSTIÇA NÃO SABEM NEM O QUE É O SERVIÇO POLICIAL POIS NUNCA FORAM AS RUAS PARA CONBATER O CRIME.
Anônimo
fevereiro 27th, 2010 at 12:04
Ratificando meu comentário…, o nobre danillo apesar de ser autor de um conceituado e respeitado blog, sou fã e recomendo a todos que acompanhe as postagens, mas desta vez meu nobre Danillo, você pisou na bola com os policiais militares não só da briosa PMBA mas de todo o Brasil.
A teoria é uma coisa, a prática é outra, quer aprender ser polícia saiam dos gabinetes e pergunte aquele humilde pracinha que está alí exposto e que sabe tudo e um pouco mais de perigo e risco.
êles ( os marginais ) virão com armas e nós com certeza não devolveremos bouquet de flores ( como os Direitos dos marginais ) querem.
Tenente Monivon
fevereiro 27th, 2010 at 12:11
Tu sabes, conheces melhor do que eu
a velha história. Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.
No Caminho, com Maiakóvski
Eduardo Alves da Costa
“O serviço tem que ser feito, agora, bem feito”
Anônimo
fevereiro 27th, 2010 at 12:12
Danillo, espero que entenda que todos os comentários dirigidos neste blog não são de alcance pessoal, mas sim porque você despertou a insatisfação de usar muita psicologia e pouca prática.
Por mais que você esteja fora das ruas e esteja desatualizado com a realidade, jamais no meio comunicação respeitado como seu blog redija um texto desta natureza. Pela reação dos comentarios aque expostos você deixou explicito que é favorável a punição dos colegas de Conquistas sem ao mesmo terem sido julgados.
Policial militar são aqueles que estão expondo 100% de suas vidas e não aqueles que só expôem 1% quando estão deslocando para os gabinetes e de volta para o seio de suas familias.
Anônimo
fevereiro 27th, 2010 at 12:19
Para ten Monivon.
Fácil de entender …
Simples de aplicar …
Bravo. !!!
Maurício
fevereiro 27th, 2010 at 14:07
Respondendo ao ex-soldado arrogante Reinaldo. A resposta arrogante do Sr. mostra claramente a fundamentação do meu discurso acima.
EM primeiro lugar quero lhe dar meus parabens por ter feito um concurso e o Sr. passou para entrar na PM, parece até que eu entrei na PM através de curriculum só pode. A prova de oficiais na minha visão não deixa de ser um concurso nos moldes de um vestibular.
No caso da continência. Não é que eu não queira prestar a contin~encia e sim da forma que alguns oficiais usam para tentar intimidar seus subordinados. Quando ele não foi com a cara do seu subordinado e não tem como lhe oportunar o oficial usa basicamente esse contexto. Cito um caso de um oficial que comunicou o praça pelo fato, segundo ele, de não ter lhe prestado continencia e o fez prestar 50 flexões perante a tropa, isso depois de formado, fez o praça pagar uma transgressão com um abuso de poder. Repito que não quero ser oficial, não que na PM não tenha bons oficiais, claro que tem, mesmo porque eu me dou bem com os oficiais que realmente tem posição, apenas alguns paus-de-bosta que tentam expor sua sensação de podererante a tropa. Isso sem contar que dificilmente você ver oficiais retribuindo continência ao praça. E vou seguir seu conselho vou sair da PM sim vou lutar por isso, não que eu não goste da profissão e sim por desmotivação profissional.
flavio
fevereiro 27th, 2010 at 14:24
pessoal tb sou oficial e não concordo com a opinião de Danilo, esse bapo que somos diferenciados é só para nos empurranos obrigações e deveres sem nenhuma compensação, somo diferenciados nas obrigações , mas, nos direitos, devido a essas diferenciações, somos perseguidos, punidos e ameaçados de prisão quando reinvindicamos nossos direitos, aliais, essa Força Tarefa do MP é a mesma creiada aqui em Salvador para investigar os atentados contra os policiais e até hoje eles não apresentaram nada e as familias dos colegas estão sofendo, deve ser está tal definição que alguns oficiais tentam plantar nos praças e em alguns oficiais (não em mim e não vão conseguir nunca) tem até um juiz ai que diz estar sempre do nosso lado quando da policia legal sair cheio de lei contra os policais, mas continua se peintando de amigo DA ONÇA, bem tropa só queria dizer que se esperamos a justiça do MP tamos F……..
marcopolo
fevereiro 27th, 2010 at 22:35
Primeiro; penso que seja precipitado e leviano atribuir os assassinatos destas pessoas ao policiais militares, segundo; espero um dia ver a criação de força tarefa para apurar as mortes de pm, outra questão é, porquê sera que o ministério público e a cúpula da pm tem tanta sede de ferrar a vida de simples praças? Penso que se a instituição desse uma resposta a altura nas mortes dos praças esse sentimento de “vingança” não existiria, porém infelismente isto não existe, pelo menos no caso dos praças, pois na morte do aspirante pelos ciganos e do aluno oficial a resposta da instituição foi rápida, lamentavelmente no caso nosso (praças) só temos o apoio dos nossos pares.
anônimo
fevereiro 28th, 2010 at 14:11
Tive a grata oportunidade de conhecer esse blog e gostei muito de ler alguns comentários seus, não perco nenhum texto. Tenho a absoluta conciência de que o dom para escrever bem, não é para qualquer um. É para poucos, você é um desses. Entretanto, de todos os que lí, posso dizer sem medo de errar, que dessa vez, você foi infeliz nas suas colocações; senão vejamos: você já inicia o texto, fazendo recomendações de que o PM não pode matar, como se não soubéssemos disso; durante todo o desenrolar do texto, você deixa muito bem claro, a sua real intenção de abordar o tema, de maneira que você não fique em “maus lenções”, nem com a tropa, nem com oficiais, especialmente os do alto comando, ciclo, a que você pertence, e deve sabiamente, ser subserviente… não pode de maneira alguma, contraria-los, seja nos atos seja nas opiniões daqueles, ainda que os mesmos estejam equivocados. Digo isso, porquê além de ser PM, testemunho cotidianamente este tipo de comportamento servil, reinante no convívio entre os “homens e mulheres com estrelas nos ombros”; É mais fácil se indispor contra os de baixo, ( os quais, o máximo que poderão fazer é criticar, como o fizeram nos comentários postados aquí ) do que atacar as autoridades (alto-comando, governantes políticos, juízes, etc. ), pois, estes com certeza, podem travar uma promoção líquida e certa… aí valem as máximas, de que “manda quem pode, obedece quem tem juizo”; e “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, e por aí vai. O tema Segurança Pública, é vasto, complexo e caro, e não se resume a apenas a POLÍCIA MILITAR, só que quando se fala em violência urbana, criminalidade violenta, tráfico de drogas, etc. etc. aí só comenta em POLÌCIA MILITAR, mas quando se cobra melhorias em equipamentos, viaturas e melhores salários para a POLÍCIA MILITAR, aparecem os oportunistas de plantão e passam a “defender” benefícios para todas as outras instituições envolvidas na segurança pública… sempre foi, e continuará sendo assim. Você, Danilo está no caminho certo, conseguiu arrebanhar um número suficiente para elegê-lo como deputado nas próximas eleições, e não adianta falar que este não é seu objetivo… pois, sabemos que você está usando a PM como trampolim… jovem, inteligente, como o é, vai querer o quê como policial militar? Gostaria de deixar bem claro que não sou contra, mesmo porque sua atitude é muito inteligente e honesta… e torço para que tenha sucesso na vida.
anônimo
fevereiro 28th, 2010 at 14:19
Nesta vida, é preciso saber jogar. Temos que saber utilizar bem os métodos e regras do jogo. Só não podemos ser levianos e hipócritas em querer usar pessoas como meio para ganhar este jogo.
lazaro jorge leao xavier
março 1st, 2010 at 0:59
OMISSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
lazaro jorge leao xavier
março 1st, 2010 at 1:01
TEMOS QUER CRUZAR OS BRAÇOS E ENTREGUAR AS RUAS AOS VERDADEIROS DONOS!
Edmário Britto
março 1st, 2010 at 16:47
Ao companheiro Danilo:Você está começando sua vida policial agora. O seu texto é bom!Contudo em outro momento. Quem sabe no final das apurações ou do processo penal ele seja bem vindo?! Não se emprenhe pelos ouvidos da imprensa. Principalmente o Jornal A TARDE, que é um Jornaleco sem maior credibilidade.
Henrique Ramos
março 2nd, 2010 at 15:39
Danilo, seu texto é legalista e comovente, porém não vou criticá-lo porque voce não sabe nada de policia ainda o seu conhecimento está baseado nas teorias da academia da policia, comentar sobre este problema em vitória da conquista requer experiência e convivência na área operacional. Sabemos que a mesma sociedade que depende de nós totalmente é a mesma que nos acusa, e as demais instituições precisam assumir a suas responsabilidades perante a segurança pública e isto companheiro vc só irá compreender com muitos anos de serviço. Me desculpe as palavras mas, não poderia de deixar de comentar sobre o texto deste civil otário,zé ruela do LEO PRATA idiota que não tem conhecimento de causa relatando fatos que não foram esclarecidos. São pessoas como este palhaço que defendemos dia após dia dedicamos as nossas proprias vidas combatendo a criminalidade trocando tiro com maginais; vc não precisa ter medo da policia seu fresco espero que vc não seja vítima de bandidos para sentir a segurança que a policia trás para a sociedade.
eu quero q a justiça seja justa
março 3rd, 2010 at 0:58
aCHO q a eXPRESsâo OFICIaL DE GABINETE DEFINE tudo, queria deixar somente o lamento a danilo pela infeliz charge, a vingança que vc se refere diz respeito a animais de estimação, o q foi ceifado foi a vida de um excelente policial militar, mas é comum isso vindo de oficiais ou futuro oficiais, só tenho a deixar aqui todo meu lamento para infeliz charge, mas enfim a grande maioria dos oficiais são meros políticos que nasceram para fazer pouco e mandarem muito ficando atrás d mesas e ar condicionado e com o a carteira bem abastecidas.
André
março 3rd, 2010 at 21:53
Eu concordo q a vingança não é a melhor solução porem, acreditar na nossa justiça e achar q ela dará a pena justa pra quem mata policia nesse país, é acreditar em papai noel e mula sem cabeça. sou policial e me orgulho disso, talvés os companheiros acusados só estivessem demostrando q isso não pode ficar acontecendo assim vagabundos se apoderando de armas de fogo e atentando contra cidadãos porquê o colega além de ser um policial militar era também um cidadão de bem cumpridor dos seus deveres. Li um comentário de um cara q disse q :” so porq usam farda não podem sair matando” a policia não sai matando cidadãos vejam quem foram os mortos nem um deles eram santos, a policia militar é o braço forte do estado simplesmente querem injessar esse braço e deixa- lo imobilizado. Não podemos ignorar este fato mas também não ppodemos deixar q a vagabundagem mostre mais força q nós. um forte abraço para quem ama a policia militar do Brasil.
ALEX DA SILVA MELO
março 4th, 2010 at 11:15
Saudações aos nobres companheiros da Brioza!
Caros Senhores, queria aproveitar a oportunidade e tecer alguns comentários sobre o fato em questão. Pelos muitos comentários que li aqui falasse muito em: Ciclo de sangue Versus Legalidade de ações policiais.
Em se tratanto da questão ciclo de sangue diria que ainda não passa de especulação. Pois, por enquanto, só se sabe que o Policial Militar foi vítima de ação criminosa. Assassinado covardemente, sem chance de defesa e com a frieza costumeira dos bandidos. E, especula-se que, alguns policiais em vigança a morte do companheiro assassiram 14 bandidos e que 3 estão desaparecidos como forma de retaliação. Vejam os senhores que não passa de especulação. E que se formos usar as normas escritas do nosso país concordariamos que: “Ninguém poderá ser considerado culpado sem o transito e julgado da ação penal.” Se isso ainda não aconteceu como poderemos condenar os 4 PM’s tidos como culpados pela mídia e por parte da alta cúpula da PM. Deveremos cobrar sim que este tenham o seu direito a ampla defesa garantidos. E se restar provado que foram culpados que sejam culpados. O que não devemos admitir nunca é que alguns direitos só sejam garantidos aos civis e aos militares somente a crucificação.
Sei que muito do que sofremos hoje com a condenação da sociedade é por conta de erros advindos do passado (Ditadura Militar), e que isso vem se agravando a cada dia mais pela incapacidade do Estado de gerir recursos e condições dignas de trabalho aos policiais. Mas vejam os senhores, costumou-se no nosso país se resolver todos os problemas com ações policiais. Daqui a algum tempo vão nos culpar até da citada: Oportunidade. Oportunidade essa que deveria ser garantida pelo estado. E como este não o faz corretamente, manda a polícia tentar remendar o seu erro com ações repressivas. Como citou um colega num dos textos acima: Deveriamos pedir a intervenção Divina na questão Segurança Pública. Pois, só Ele, o Grandioso poderia resolver e carregar a vasta carga atribuida aos militares.
Vou me encerrando aproveitando a oportunidade pra me solidarizar com a família do colega morto. E com os familiares dos policiais acusados até então injustamente dos fatos ocorridos em Conquista. E pedido ao Pai Celestial que cubra a investigação dos fatos de Sabedoria e Justiça.
P.S. Nem tudo que se ve e le na mídia é verdade!
CB MÁRIO LUIZ - PMERJ
março 11th, 2010 at 15:55
RESPOSTA AO SR. “LÉO PRETA”. PRIMEIRO VÁ APRENDER A ESCREVER SEU NOME E DEPOIS OPINAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO, PRINCIPALMENTE NA IMPRENSA ESCRITA. TAMBÉM NÃO SOU A FAVOR DE OLHO POR OLHO…, PORÉM, HÁ SITUAÇÕES QUE DEVEM SER INVESTIGADAS E PROVADAS, PARA QUE OPORTUNISTAS DESINFORMADOS COMO VOCÊ NÃO SAIAM POR AÍ JOGANDO CONVERSA FORA. O QUE DEU PARA NOTAR EM SUA MENSAGEM, OU MELHOR, NESTE TESTO PORCAMENTE ESCRITO, É QUE VOCÊ DETESTA POLÍCIA. VOCÊ E MUITOS OUTROS PERDERAM UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE FICAREM CALADOS.
CB MÁRIO LUIZ - PMERJ
março 11th, 2010 at 15:56
RETIFICAÇÃO: RESPOSTA AO SR. LÉO PRATA.
CB MÁRIO LUIZ - PMERJ
março 11th, 2010 at 16:07
AS PALAVRAS DO SR. ALEX DA SILVA MELO SÃO DE SABEDORIA SALOMÔNICA, PONDERADAS E JUSTAS. NÃO QUE TENHAMOS DE TER COMPLACÊNCIA COM OS INJUSTOS, PORÉM TEMOS QUE DAR-LHES DIREITO A AMPLA DEFESA. ESTÃO QUERENDO ENCONTRAR O CRIMINOSO ANTES MESMO DE SE IDENTIFICAR O CRIME. A IMPRENSA E ALGUNS OUTROS SEGUIDORES SÓ QUEREM É VER O CIRCO PEGAR FOGO.
INDGNADO
março 16th, 2010 at 0:07
O Soldado e o Oficial.
Havia certa vez um homem navegando com seu balão, por um lugar desconhecido.
Ele estava completamente perdido, e quão grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa …
Ao um pouco Reduzir a altitude do balão, em uma distância de aproximadamente 10m, ele gritou p / a pessoa:
- Hei, você aí, aonde estou eu?!
E então o jovem respondeu:
- Você está num balão de 10 m de altura!
Então o homem fez outra pergunta:
- Você é soldado… Não é!?
O rapaz respondeu:
- Sim … Puxa! Como o senhor adivinhou?
E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me servem para nada …
Então o Soldado pergunta:
- O senhor certamente é um oficial, não é?
E o homem:
- Sou … Como você adivinhou??
E o rapaz:
- Simples!; o senhor está completamente perdido está voando, e ainda quer colocar a culpa nO Soldado …
ATITUDE TÍPICA DE UM OFICIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jordão
abril 10th, 2010 at 10:31
Sei que criticar a PM é bom demais,”quando se é pedra,mas passe a ser telhado”,isto é,mas quando acontece um crime cruel(estupro,latrocínio,crimes realmente covardes) com um cidadão,pergunta pra familia o que eles fariam se presenciassem o fato ou se soubessem quem foi e tivessem recursos e soubessem como proceder para fazer justiça com as próprias mãos,pergunta pra eles se não o fariam.O exemplo real disso é quando bandidos são linchados pela sociedade,mas quando o policial se excede e deixa alguma hematoma no bandido “Ave Maria”,”que policial truculento,ignorante,despreparado,ele num pode fazer isso não”,mas pessoas que falam isso ou estavam participando de um linchamento no bandido ou estava em casa torcendo pela sociedade enfurecida acabar com o bandido.Quanto ao rapaz que indagou o que o policial estava fazendo em tal local,em tal hora e o que ele estava fazendo,certamente ele não deve ser policial,e se for deve ser um desses que vivem se escondendo,pois quem é realmente policial sabe que na ânsia de resolver algumas ocorrências assumimos papéis de investigadores,e neste caso poderia ser que este policial estivesse assumindo este compromisso,e pela revolta causada na tropa dar pra se perceber que é um ótimo policial e companheiro.Tem certos comentários que não valem nem a pena tá discutindo,pois estes que criticam,só o fazem porque não sabe como a coisa funciona,quero ver se passasse a fazer parte da coorporação se teria o mesmo pensamento.”A policia é o termômetro que mede o grau de civilização de uma sociedade”.A sociedade só tem a policia que merece ter”.
Fabio (Combatente)
maio 16th, 2010 at 23:08
Esse texto só confirma a segregação das classes (praça x oficial).
Oh Oficialato q não muda!!!! Triste…
joao
julho 18th, 2010 at 15:48
os pms tem que ter mais educacao nas abordagem pois nem todo mundo é malandro…vlw abraço
MAJ JOÃO PMDF
julho 27th, 2010 at 18:16
Não acompanhei o caso de Vitória da Conquista, porém, pelos relatos, mataram um cidadão, cidadão especial, pois era e é policial militar, independente de ser praça ou oficial. Divisão praça versus oficial não interessa a nenhuma das duas “classes” interessa a apenas uma CLASSE, oportunitas de plantão que aproveitam qualquer situação para semearem a discórdia. Dividir para conquistar…, reflitam