Especial Armas de Fogo – As Miras – Laser, Telescópica…

6 Flares 6 Flares ×

Atirar é uma coisa, acertar o alvo é algo completamente diferente, e mais difícil. Até então, nada é mais recomendável para se tornar um bom atirador do que treinar – muito – as técnicas de tiro. Só se aprende a atirar atirando, principalmente quando se está utilizando o armamento que será empregado no cotidiano, no caso dos policiais.

Apesar dessa verdade sobre a necessidade de treinamento, desde quando começou a fabricar armas, o homem procurou encontrar mecanismos eficientes para tornar o tiro mais preciso. A esses mecanismos damos o nome de “mira”, que se utilizam de equipamentos como satélites, através dos quais mísseis supermodernos são teleguiados, até simples saliências nos canos das armas, facilitando o direcionamento do projétil ao alvo desejado.

Alça e Massa de Mira

A saliência a que nos referimos acima é comum em praticamente todas as armas de fogo fabricadas na atualidade. Na verdade, são duas saliências: a alça de mira e a massa de mira, localizadas na parte anterior e posterior da arma de fogo, respectivamente. Basicamente, a alça é uma saliência na parte de trás da arma, com um vazio que será preenchido corretamente na visão do atirador se ele alinhar a alça com a massa de mira, saliência localizada na extremidade do cano da arma. Quando a alça estiver preenchida com a massa de mira na visualização do atirador, o disparo deve ser realizado, pois a precisão certamente ocorrerá. A desvantagem é que, com esse mecanismo, um tiro perfeito tem que ser feito com um dos olhos fechados.

Mira Telescópica

Outro tipo de mira, geralmente utilizado em armas longas, é a mira telescópica. Ela é nada mais que uma lente de aumento, com uma compensação, onde o atirador pode visualizar seu alvo e centralizá-lo no campo de visão da lente (geralmente marcado por linhas perpendiculares). Após centralizar o alvo, basta realizar o disparo. Lentes telescópicas são muito utilizadas por atiradores de elite, que realizam disparos com armas longas a muitos metros de distância.

Mira a Laser

As miras a laser, diferentemente da mira convencional “alça e massa” e da mira telescópica, não se utilizam apenas da visão do atirador, através de um mecanismo de compensação, para determinar o alvo a ser atingido. As miras a laser, geralmente embutidas em armas curtas ou longas, têm a funcionalidade de projetar um feixe de luz sobre o alvo, fazendo com que o atirador visualize um ponto luminoso no local a ser atingido. O grande problema das miras a laser é que dificilmente servirão para locais iluminados, e, em ambientes escuros, fazem com que o policial seja percebido assim que ela é acionada. Sua vantagem é a possibilidade de realizar um disparo preciso com ambos os olhos abertos.

* * *

É importante frisar que o tiro policial, via de regra, ocorre instintivamente, não havendo tempo hábil para que se utilize os recursos das miras – aí, mais uma vez, entra a necessidade de treinamento. Porém, trata-se de um mecanismo que, a depender da necessidade de emprego, poderá ser determinante para abater um oponente, salvando, assim, a vida dos policiais e demais pessoas envolvidas numa ocorrência. Se você puder usar as miras, não dispense esse recurso, sempre lembrando da possibilidade e necessidade do tiro instintivo, a curta distância, qualquer momento.

Comments

  1. Por Antonio

    Responder
  2. Por Lauro Cesar Pedot

    Responder
  3. Por Lauro Cesar Pedot

    Responder
  4. Por Raimundo Nonato da Silva

    Responder
  5. Por Lauro

    Responder
  6. Por Lauro

    Responder
  7. Por Lauro Cesar Pedot

    Responder
  8. Por Mascarenhas

    Responder
    • Por Rogério

      Responder
  9. Por arisimoes

    Responder
  10. Por mascarenhas

    Responder
  11. Por Iron

    Responder
  12. Por Iron

    Responder
  13. Por Cb Pires

    Responder
  14. Por Petry

    Responder
  15. Por SGT J.Marcos PMES

    Responder
  16. Por SGT J.Marcos PMES

    Responder
  17. Por Luiz Felipe

    Responder
  18. Por Iron

    Responder
  19. Por Luiz Felipe

    Responder
  20. Por luiz claudio pontes

    Responder
  21. Por Luiz Felipe

    Responder
  22. Por Everton

    Responder
  23. Por Marcos Dias

    Responder
  24. Por choque rj

    Responder
  25. Por antonio delaari

    Responder
  26. Por luiz claudio

    Responder
  27. Por PaPa Mike

    Responder
  28. Por cobra

    Responder
  29. Por Ricardo Pedrassani

    Responder
  30. Por ANGELO BENACHIO

    Responder
  31. Por Paulo

    Responder
  32. Por Claudio

    Responder
  33. Por Iron

    Responder
  34. Por sd lameira

    Responder
  35. Por CV

    Responder
  36. Por sgt guedes

    Responder
  37. Por sgt guedes

    Responder
  38. Por sgt guedes pmdf com muito orgulho

    Responder
  39. Por marcio couto

    Responder
  40. Por Robson

    Responder
  41. Por Alex

    Responder
  42. Por claudio

    Responder
  43. Por sgt elcio dax

    Responder
  44. Por Helder Sousa

    Responder
  45. Por Martins

    Responder
  46. Por P.Lima

    Responder
  47. Por Herói

    Responder
  48. Por Severino Romualdo de Melo

    Responder
  49. Por Severino Romualdo de Melo

    Responder
  50. Por Severino Romualdo de Melo

    Responder
  51. Por Cabo Romualdo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

6 Flares Twitter 0 Facebook 5 Google+ 1 Email -- 6 Flares ×