Hierarquia e Disciplina com Humildade e Compaixão

1 Flares 1 Flares ×

Coluna do Leitor

Quando ingressamos na carreira militar, principalmente quando você quer se tornar um Oficial da Polícia Militar, já pensamos no seguinte: “Vou passar por uma lavagem cerebral!”.

Existem coisas e situações na formação militar que são intrínsecas e necessárias para a carreira. A formação de um Oficial, por exemplo, é levada a sério com muito rigor e principalmente hierarquia e disciplina. São vários elementos que são indispensáveis na jornada militar. Um outro exemplo é a sua assiduidade e comprometimento com treinamento físico.

Até o fato supracitado, está tudo tranqüilo. O problema começa a surgir quando você se aliena por si só, “cola as placas”, ou seja, não aguenta a pressão, que também faz parte da formação, e é necessária por toda a vida. Viver na caserna é saber enfrentar todos os desafios, sem deixar se abater e nem passar adiante (“pegar no pé” dos outros, por exemplo), e mesmo assim superá-los, depois conseguir crescer profissionalmente, se especializar e virar um profissional digno e corajoso sem desrespeitar a hierarquia e disciplina.

No filme “Homem Aranha” o tio (Ben) de Peter Parker (Homem-Aranha) diz antes de morrer: “Atrás de um grande poder vem uma grande responsabilidade”. Além disso, tem uma frase que diz: “Quer realmente conhecer uma pessoa? Dê poder a ela!”.

Essas duas frases expostas, relatam outra problemática no mundo militar que é o PODER. Realmente, o poder transforma as pessoas ou é possível ter o poder e mesmo assim ter humildade, compaixão e seus valores anteriores?

Com convicção digo que é possível. Basta você parar para pensar e olhar você mesmo e suas ações. Se você é uma pessoa íntegra, com sua moral, honra e respeito pelas outras pessoas. Se sim, nada pode te corromper, nem mesmo o poder.

Recentemente, fui a uma farmácia comprar uma escova de dentes, que custou R$ 1,45, que paguei com uma nota de R$ 10,00. O vendedor me deu o troco como se eu tivesse dado 20 reais. A pergunta é: quantas pessoas devolveriam o dinheiro? Minha resposta é: não interessa quantas, eu devolvi e me senti orgulhoso disso. Mas por que isso? Eu simplesmente me coloquei no lugar do rapaz do caixa (compaixão) e sei que depois ele que teria que arcar com o prejuízo. Outro pensamento importante é quando ascendemos profissionalmente. Temos, infelizmente, o mau-costume de nos sentirmos superiores e menosprezar as pessoas abaixo de nós (em alguns casos, inclusive, já estivemos no lugar dessas pessoas), ou então facilmente esquecemos deles e esquecemos de olhar para trás ou para baixo.

Um bom país, um bom estado e uma boa cidade, são feitos, acima de tudo, de bons exemplos. É importante também ter humildade, e humildade é diferente de se humilhar. Veja a diferença:

- Humildade = eu sei, eu tenho, mas ensino, dou;

- Se humilhar = eu imploro, eu peço.

Resumindo todo esse pensamento, no mundo militar, você passa por uma “lavagem cerebral” ou deixa “colar as placas” porque você quer ou deixa o poder tomar conta de você. A gente tem que tomar as rédeas do poder. Saber e passar adiante. Não é aproveitar o poder para reprimir, coagir ou abusar. Se você não tem compaixão, você se torna egoísta, narcisista e infeliz. Eu teimo em dizer uma frase minha: “você pode chegar muito longe sem humildade, mas com ela você conquista no mínimo o dobro”.

Na Polícia Militar, todos nós temos poder, mas precisamos respeitar uns aos outros, as leis e as pessoas (cidadãos). Em minha opinião, um bom Oficial respeita os praças ou os Alunos e vice-versa. Para conseguir ser respeitado e ser “moralizado”, o Oficial deve ser “padrão” nas questões da hierarquia, disciplina, assiduidade e possuir humildade e compaixão na hora certa, sem perder a voz de comando nem precisar ficar com o coração mole, mas sim se colocar no lugar de seu comandado.

Pode parecer bobagem tudo isso, mas faço questão de frisar esse assunto, pois reparo que tudo sempre é o mesmo, ninguém ajuda ninguém, sendo que poderia ficar melhor sem perder os costumes e a cultura militar. Eu mesmo estou, na base do possível, tentando ajudar os que querem ingressar na Academia de Polícia Militar. Eu queria ter tido essa ajuda quando estudava antes de ingressar na APM, pois não tenho nenhum parente PM… Muitas coisas aprendo “por osmose”, contudo, sempre que puder, darei conselhos, dicas e ajudas na medida do possível sem me prejudicar (lógico).

Por fim, cito uma frase Helen Keller: “Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres”. Sou apenas Aluno-a-Oficial do 1º ano da Academia de Polícia Militar da Bahia, mas esse é o meu pensamento e opinião. Pretendo continuar pensando assim, apesar dos pessimistas dizerem que eu não vou conseguir…

*Thiago Tavares é Aluno-a-oficial da Polícia Militar da Bahia, atualmente cursando o 1º CFO PM.

Comments

  1. Por ghe

    Responder
  2. Por Sd PMBA reis

    Responder
  3. Por antonio

    Responder
  4. Por Diogo Campos

    Responder
  5. Por Positivismo

    Responder
  6. Por Weslei

    Responder
  7. Por Al Of PM Tavares

    Responder
  8. Por Luciano

    Responder
  9. Por Zumira

    Responder
  10. Por Isap 007/RJ

    Responder
  11. Por sd calixto

    Responder
  12. Por Eduardo Macambira

    Responder
  13. Por SDPMCE

    Responder
  14. Por Plebe

    Responder
  15. Por Jorge Costa

    Responder
  16. Por Josué Santos

    Responder
  17. Por APR

    Responder
  18. Por Anselmo dos santos miandica

    Responder
  19. Por Anselmo dos santos miandica

    Responder
  20. Por Kalil Zaim

    Responder
  21. Por 1° SGT PM EDIVALDO LOPES

    Responder
  22. Por SD PMGO

    Responder
  23. Por nathalia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Email -- 1 Flares ×