Tropa de Elite 2 é verdade?

48 Flares 48 Flares ×

Como era de se esperar, Tropa de Elite 2, filme de José Padilha e Bráulio Mantovani, estrelado por Wagner Moura, é recorde de bilheteria e prestígio. Desta vez o filme atira na política, e na perversa prática das milícias, grupos de agentes ou ex-agentes do Estado (policiais) que exploram comunidades das favelas do Rio de Janeiro. Após assistir ao filme, alguns colegas civis me perguntaram: Tropa de Elite 2 é verdade?

Além de ser uma grande obra de arte, Tropa 2 também é um grande documentário (quem não lembra de “Ônibus 174″, grande auge da carreira de José Padilha como documentarista?), afinal, o filme conta recortes da biografia de peças importantes para a segurança pública no Rio de Janeiro. Para provar isso, algumas evidências:

O Documentário Ônibus 174

A primeira evidência de que Tropa 2 tem fortes elementos reais, começa com as declarações feitas pelo Capitão Rodrigo Pimentel ao Documentário Ônibus 174, de José Padilha. O documentário, que conta a trajetória de Sandro, sequestrador de um ônibus coletivo no Rio de Janeiro, tem depoimentos do Capitão, que não foram bem vistos pela cúpula da PMERJ. Não é só isso. Vejam um trecho da matéria publicada pela ISTOÉ Gente, sobre o Capitão, que era do BOPE:

A tragédia do ônibus 174 foi acompanhada de longe pelo capitão Rodrigo Pimentel, 31 anos. Em junho de 2000, no Jardim Botânico, zona sul do Rio, quase cinco horas de agonia dos passageiros do ônibus resultaram na morte de Geísa Gonçalves, uma das reféns tomadas por Sandro do Nascimento, também morto na operação. Integrante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) – grupo responsável por acompanhar o seqüestro –, ele assistia a tudo pela televisão no Gabinete do Comando Geral da PM e foi consultado sobre a possibilidade de ser dado um tiro para matar o assaltante. A favor do disparo, Pimentel até se colocou à disposição para efetuá-lo. “A vida das reféns corria risco. Tecnicamente falando, e não emocionalmente, a polícia tinha que ter matado o Sandro com um tiro na cabeça no início”, afirma. Insatisfeito com o desfecho, o capitão, que tornara-se um feroz crítico da polícia pelos jornais, uma vez mais não se manteve calado. Participou de uma reportagem no Fantástico, da Globo, e por isso ficou preso por 20 dias. Seria a primeira de quatro prisões por emitir suas opiniões publicamente.

Rebelião em Bangu 1

Esta é uma das mais notórias verdades reais do filme. Clique na imagem abaixo e veja a matéria da Folha sobre a rebelião em Bangu 1, ocorrida em setembro de 2002:


Meu Casaco de General

Certamente houve político se contorcendo antes do filme ir ao ar, já que foi anunciado antecipadamente que o Capitão Nascimento virara Tenente Coronel, e seria Subsecretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Dentre os subsecretários de Segurança que o rio já teve, Luiz Eduardo Soares se destaca, e escreveu suas experiências emm “Meu Casaco de General – Quinhentos dias no front da Segurança Pública do Rio de Janeiro”.

À época em que Luiz Eduardo foi Subscretário, (1999/2000) o Governador era Anthony Garotinho – deputado federal mais votado do Estado nas últimas eleições.

Leia parte do livro no Google Books…

CPI das Mílicias

As Milícias existem? – chegaram a me perguntar aqueles meus colegas. Quem tiver dúvida, baixe o relatório da CPI das milícias, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, uma experiência boa para saber em quem as carapuças do filme servem. A CPI foi presidida pelo Deputado Estadual Marcelo Freixo, militante dos Direitos Humanos e professor. Vejam o depoimento dele ao blog Repórter de Crime, após assistir o filme:

Abaixo, matéria do jornal O DIA, contando o caso em que jornalistas são sequestrados por estar investigando as milícias (clique na imagem para ver tudo):

***

Quem assistiu o filme vai entender onde se encaixa cada realidade descrita acima. Você encontrou mais alguma “mera semelhança” em Tropa de Elite 2? Deixe seu comentário…

Comments

  1. Por Fernandes

    Responder
  2. Por Cecília Olliveira

    Responder
  3. Por valeoqueestaescrito

    Responder
  4. Por JORGE CAVALCANTE

    Responder
  5. Por Lauro C. Pedot

    Responder
  6. Por Mister PM

    Responder
  7. Por mauricio figueiredo

    Responder
  8. Por ACE

    Responder
  9. Por RFT

    Responder
  10. Por antonio

    Responder
  11. Por Marco Antonio Garcia

    Responder
  12. Por Douglas Macena

    Responder
  13. Por ash

    Responder
  14. Por O Macho Alpha

    Responder
  15. Por Arthur

    Responder
  16. Por Rodrigo

    Responder
  17. Por Links

    Responder
  18. Por stamp malhas

    Responder
  19. Por david maciel

    Responder
  20. Por hellen guelssi

    Responder
  21. Por Jackson Soares - Sgt. R/R

    Responder
  22. Por weslley

    Responder
  23. Por Sd PM Wanick

    Responder
  24. Por Mahone

    Responder
  25. Por Warley

    Responder
  26. Por Marco

    Responder
  27. Por eu

    Responder
  28. Por WCAF

    Responder
  29. Por Marden Cardoso

    Responder
  30. Por COSTAS

    Responder
  31. Por ANDRE

    Responder
  32. Por FALO MESMO

    Responder
  33. Por aleksander oliveira silva

    Responder
  34. Por Luiz Henrique Valentine

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

48 Flares Twitter 27 Facebook 21 Google+ 0 Email -- 48 Flares ×