A Real Polícia Montada do Canadá

9 Flares 9 Flares ×

“Maintiens le droit” (Manter o Direito) é o lema de uma das mais conhecidas e celebradas polícias do mundo, a Real Polícia Montada do Canadá (RPMC), ou Royal Canadian Mounted Police, em inglês. O uniforme vermelho e os chapéus de abas extensas são as características mais marcantes da RPMC, muitas vezes exibidas em filmes célebres.

A Real Polícia Montada surgiu em 1920, quando então ocorrera a fusão entre duas forças ploliciais existentes à época, a Real Polícia Montada do Noroeste e a Dominion Police. A medida foi tomada pelo poder público federal, tornando-a uma força policial pública nacional, atuando em funções semelhantes à da Polícia Federal brasileira.

Mas a missão da RPMC não se encerra nos crimes federais, já que a força, mediante contrato, atua também no podemos relacionar com os níveis estaduais e municipais canadenses. A preservação da ordem pública, missão das polícias militares brasileiras, é competência dos munícipios (províncias) lá no Canadá, mas a Real Montada também oferece o “serviço”, mediante contrato com as “prefeituras”.

Trata-se de uma polícia civil, mas com características estéticas militares, tendo inclusive já atuado em confrontos armados internacionais. A RPMC é uma polícia muito ligada a suas tradições, se valendo de certa simbologia e procedimentos de identidade. O “Musical Ride”, apresentação realizada por policiais em seus cavalos (ordem unida montada) ao som de música, é uma das atrações da tradição da Real Polícia Montada:

Como a massa das polícias de todo o mundo, com a exceção esdrúxula do Brasil e menos de dez outros, a Real Polícia Montada é de Ciclo Completo. Ou seja, além de realizar a atividade de campo, efetuando prisões e apreensões, a RPMC autua os infratores, investiga os crimes e produz provas de maneira autônoma. Com um efetivo de cerca de 30.000 funcionários, incluindo cerca de 10.000 civis que não atuam na atividade policial, exercendo cargos administrativos e auxiliares, a “Polícia Federal” canadense possui perícia criminal, grupos de policiamento tático e serviço de inteligência criminal.

Vejam a escala hierárquica da RPMC, com seu respectivo efetivo atualmente:

- Comissário – 01
- Comissários Adjuntos – 07
- Comissários Auxiliares – 26
- Superintendentes Chefes – 60
- Superintendentes – 185
- Inspetores – 446
- Sargento Major Chefe – 01
- Sargentos Majores – 07
- Sargentos Funcionários Majores – 17
- Sargentos Funcionários – 950
- Sargentos – 2153
- Cabos – 3653
- Soldados – 11834
- Soldados Especiais – 74
- Funcionários administrativos civis – 3733
- Auxiliares Civis – 6145

Total: 29.292

O salário inicial dum policial em início de carreira na Real Polícia Montada do Canadá é de cerca de R$ 6.500 reais mensais. As mulheres começaram a ser admitidas em 1974. Veja no vídeo abaixo a atuação dos policiais canandenses, e não deixe de acessar o site da RPMC (em inglês) para conhecer melhor a corporação:

Comments

  1. Por antonio

    Responder
  2. Por Clebio Eliziano Queiroz

    Responder
  3. Por Lauro C. Pedot

    Responder
  4. Por roberta aguiar

    Responder
  5. Por Ir Alberto Silva

    Responder
  6. Por Ir Alberto

    Responder
  7. Por Cláudio Roberto

    Responder
  8. Por rashi

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

9 Flares Twitter 3 Facebook 6 Google+ 0 Email -- 9 Flares ×