PM defende regulamentação do bico

O coronel André Vianna da reserva da Polícia Militar de São Paulo defende a controvertida prática do bico – atividade fora do horário de serviço – entre policiais militares da ativa. Segundo Vianna, o problema não está no serviço em si, mas na falta de regulamentação da atividade.

“O bico prejudicial é aquele que está ligado à área de segurança e coloca em risco a vida do policial e das pessoas que ele está protegendo”, afirma o coronel. “Por exemplo: aquele policial que trabalha sozinho, armado, sem colete e sem rádio na porta de um estabelecimento comercial que pode ser assaltado. Muitos policiais morrem justamente no bico”. Ele sugere que a prática seja regulamentada, controlada e exercida “dentro de determinados parâmetros”.

Vianna cita o exemplo de Miami Beach, cidade americana onde a própria corporação administra os bicos: a polícia recebe pedidos de serviço extra da comunidade e os distribui entre os profissionais que se candidatam. Do valor pago, 70% vai para o bolso do policial e 30% ficam com a instituição e são investidos em policiamento, munições etc. “O interessante é que isso aumenta o espectro policial. O contrato (do serviço extra) estabelece que diante de um delito que atinja a comunidade, aquele policial pode ser acionado”, comenta Vianna.

O coronel conta que a prefeitura de São Paulo firmou acordo recente com o governo do Estado para que policiais militares trabalhem fora do turno regular, fazendo policiamento, custeados pela própria prefeitura. “Isso não deixa de ser um bico pago por outro patrão, que é a prefeitura”, comenta.

Para André Vianna, é preciso dar atenção especial também às jornadas de trabalho desses profissionais. “O policial precisa procurar descansar, e isso não impede que ele venha a fazer qualquer outra atividade”, observa. Atualmente o policial tem o dever de estar 24 horas à disposição da comunidade, mesmo fora de seu turno. Na prática, cada polícia estabelece seu regime de trabalho. O coronel acredita que, respeitados os períodos de descanso mínimos, não há empecilhos à prestação de serviços extras.

*Pâmela Reis é estudante do 2º ano de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e participante do 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, promovido pela Oboré como parte do Projeto Repórter do Futuro.


Autor: -





12 Comentários

  • Oziel
    4 nov 2010 | Permalink |

    Esse bico “legal” (o bico do Kassab, como os pms de SP chamam) é uma forma encontrada pelo governo de fazer os policiais trabalharem mais – na hora em que deviam estar descansando – para ganharem um pouco do que merecem ganhar pelo trabalho que já realizam.
    O correto é que o policial receba um salário digno pelo seu serviço, sem ter que sacrificar sua folga.
    Trabalhamos para viver, e não vivemos para trabalhar.

  • antonio
    4 nov 2010 | Permalink |

    O que nós precisamos urgentemente é de uma melhor valorização de nossa profissão, pagando-nos salários mais justos. O que necessitamos é de meios e mecanismos que nos dêem condições de melhor nos qualificarmos e consequentemente, possamos oferecer à sociedade brasileira um serviço não só quantitativo, mas também, e principalmente de uma qualidade bem melhor.
    Esta é minha opinião.
    À título de sugestão para todas as PPMM, bem que estas poderiam seguir o exemplo da PMMG e recontratar voluntários – policiais militares recem-transferidos para a reserva remunerada.
    Existem alguns critérios a serem observados, por exemplos: o militar tem de estar em boas condições de saúde física e mental; não ter ultrapassado o tempo limite de cinco anos de transferência para a inatividade, etc.
    Se passar a pagar no mínimo 80% da remuneração atual até eu, quando for para a RR, toparia retornar. Rsrs.
    Agora, apoiar, e até sugerir a institucionalização do “bico” pelos policiais militares, na minha opinião isso é descaso e amadorismo para com toda a corporação.

  • Ewerton Monteiro "Cab's"
    5 nov 2010 | Permalink |

    Eu concordo com o Oziel, esse “bico” ai, aliás, qualquer bico que se destine a área de segurança para policias exercerem fora do serviço é mordaz e perigoso. Policial tem rotina, modo, escala, etc. de trabalho diferenciado, necessita estes de estarem descansado, desestressados… Para assumir suas funções sem que venha prejudicar a si ou a outrem.

    Porque não lutam para legalizar a PEC que cuida da acumulação de cargos para os policiais, ótimo seria (e é), ter polícias-professores, dano aulas nas escolas, polícias-médicos e enfermeiros atendendo em hospitais, polícias-assistentes sociais para trabalhar nas Depol (ganhando por fora é claro…) para trazer outro (bom no caso) atendimento ao cidadão que vai fazer ocorrências… Isso ninguém quer isso ninguém cita, isso ninguém luta, sabe por quê? Porque é mais fácil e barato ter segurança com mão de obra barata, a disposição, pois é mais fácil lidar com policial despreparado que não tem outra perspectiva de vida, que não sabe ou não liga para seus direitos… Sabe por que mais? Porque é bom ter mais policias nas ruas mesmo que a preços módicos e que estes estejam cansados, pondo em risco suas vidas, dos seus e dos cidadãos.

    Legalizar “bicos” de segurança é só uma forma de inviabilizar a busca de melhorias salariais, dá um ‘cala boca’ pro individuo e ele para de reclamar… Digo isso, pois já ouvi coisa do tipo, tenho colega que fala: “parque vou me matar como você? Para que estudar? A PM não vai aproveitar em nada isso que você estuda… ‘eu to é’ bem não me esforço em nada, finjo que trabalho ela finge que me paga bem, mas me paga, depois é só pegar os 400 do Pronasi, os 500 do ‘ronda nos bairros’ e mais os 600 do “bico” e to rico, ganhando com tenente, quero mais o que?”
    Por mais incrível que possa parecer eu ouvi isso esse dias, esse cara que me disse isso estava comigo tomando cerveja, ele tinha trabalhado doze horas dia ido direto para o “bico” a noite inteira e pegado o outro dia o “bico institucional” mais o dia quase todo, estava já quase noite bebendo para o outro dia pela manhã trabalhar, será que uma pessoa assim tem condições de render para si e para os colegas? Será que uma pessoa assim pode prestar um bom serviço a sociedade? Será que uma pessoa assim pode cometer equívocos e erro?

    Desculpem-me quem faz quem gosta e quem é a favor, eu sou totalmente contra! Nossa luta se da por outra frente, qualquer coisa que passe por fora disso é engodo, enganação, equivoco…

    Abraços!

  • Igor
    6 nov 2010 | Permalink |

    Concordo com o companheiro sobre a sub-cultura do bico que permeia nossa corporação e que nossa briga deva ser por melhores salários e condições de trabalho.

    Tenho observado q aqui na Bahia o sistema de hora-extra, apesar dos benefícios q traz, s tornou uma praga no seio da nossa corporação. Digo isso pq esse sistema – parafraseando Edson Gomes – é um vampiro q suga e escraviza o policial, quebrando um dos pilares da atividade policial-militar no trinômio serviço-folga-instrução, q é a folga.
    Vejo colegas q tiram diversos serviços extra, cm ronda escolar, ronda bairro, cts, chs, nazireu; msm assim tantos outros ficam d fora, querendo tb participar, às vezes não podendo pq a vaga está ocupada por algum apadrinhado, nunca haverá vaga p todos q queiram. Em decorrência disso aparece o sentimento de discórdia entre os pares.
    De outro lado, tem colegas q s sacrificam p tirar as 60 horas, tiram até mais q isso no nome de outro e no serviço ordinário náo rendem nada, aliás nem no ordinário nem no extra.
    O governo s aproveita disso em épocas eleitoreiras, criando escalas-extra inimagináveis, p naum dizer malucas, com o fito d dar a maior sensação de policiamento nas ruas, melhor seria tirar fotocópia (xerox) dos policiais; sem tocar no assunto de q essas operações desses últimos meses pré-eleição, não foram advindas de recursos novos, mas d dinheiro economizado desde o início do ano com cortes de postos e d horas d cts, chs, etc…, aplicando-os agora.
    Para dar um cala-boca nos policiais criam escalas ordinárias surreais, q naum existem em nenhum âmbito de serviço, cm a 12×24/12×72, q na pratica é uma 24×96, o policial acha ótimo, mas trabalha na msm PM na folga p ganhar a hora-extra e continua escravizado a esse sistema vampiro. Vale ressaltar q uma escala dessas afasta demais o PM da rotina do serviço, prova disso é até a polícia civil estar em vias de exclusão da escala 24×72.

    Como já disse um sábia companheiro, antigo de polícia: “folga e férias são feitas p descansar”. As consequencias dessa nossa realidade é o alto nível d estresse que acomete a nós todos, ausência do convívio familiar, alcoolismo, drogas, etc.

    Reitero o q disse no início, nossa briga é por melhores salários e condições, q venham através de PEC 300, lei estadual, etc

    Abraço a todos!

  • XANDÃO
    6 nov 2010 | Permalink |

    O BICO TEM QUE SER REGULARIZADO MESMO TEM TANTA GENTE QUE GANHA BEM MELHOR DO DO POLÍCIA E FAZ SUAS CORRERIAS POR FORA. JUÍZES, PROMOTORES, ADVOGADOS, DELEGADOS DÃO AULAS EM FACULDADES PARTICULARES ALÉ DE MÉDICOS, ENFERMEIROS, FISIOTERAPEUTAS ETC ETC ETC. TODOS PODEMOS FAZER O QUE QUISRMOS NA HORA DE FOLGA. ISSO NÃO FURTA A IDÉIA DE QUE DEVEMOS GANHAR BEM. É LÓGICO

  • Dalila Lacerda
    7 nov 2010 | Permalink |

    O bico é um meio de sobrevivência para policiais, visto que a miséria que ganham só consegue educar seus filhos se inserir o bico no orçamento familiar. Jamais conseguiremos uma segurança de alto nível com policiais vivendo de esmolas.
    Sou a favor da regularização sim…

  • Zé Povinho- de Curitiba
    7 nov 2010 | Permalink |

    Eu defendo o bico para policiais, sim. Quem mais ganharia com isso seria a sociedade, então vejamos, o bico teria que ser regulamentado nos moldes dos Estados Unidos, onde o policial pode fazer bico desde que seja uniformizado, armado e com a viatura da corporação, veja a inteligência do estado americano, o policial estando uniformizado trabalhando como exemplo defronte a uma farmácia, ele estará fazendo segurança ostensiva no local para toda a sociedade e por mais horas e sem custo ao estado, agora sendo pago pelo comerciante que ja paga o seu salários com impostos, teríamos mais policiais nas ruas nos dando a sensação de segurança, além de ajudar no orçamento do policial, e não adianta pagar melhores salários que o policial irá fazer bicos da mesma forma, pois o policial não irá ficar em casa dormindo nas folgas de 72 horas, com certeza ele irá procurar fazer alguma coisa mesmo com bons salários, não regulamentando o bico me parece uma desinteligência do estado, é comum a gente perceber nas proximidades de mercados e farmácias um indivíduos postado em algum canto sempre de olho no movimento, é possível perceber r tratar se de policial, seria melhor notar que ele estivesse fardado ou identificado com policial, com certeza os vagabundo iriam pensar melhor antes de agir. acorda Brasil, não copiemos só o que é ruim dos americanos, copiemos também o que é bom, são muitos policiais de folgas nas 72 horas no Brasil, imaginem esse pessoal todo uniformizado espalhado pela cidade as custas dos comerciantes e ainda ganhando seu dinheirinho, imaginem um cidade que tem 1000 policial por turnos trabalhando 24 horas, para cada turno de 24 tem 72 de folga, teríamos 3000 mil de folga, imaginem esses 3000 mil espalhados pela cidade fazendo trabalho ostensivo, ou na pior das hipóteses 1500 trabalhando, mais o efetivo de 1000, teríamos 2500 policiais na ativa, pensem, para manter um efetivo de 1000 policiais por turnos é necessário um contígente de 4000 homens, é a lei brasileira 24×72

  • sgt pm encarnação
    8 nov 2010 | Permalink |

    O que precisamos é de melhores salários, ñ da legalização do bico.Essas hs extras são uma falsa sensação de melhoria salarial.Aqueles que já pagaram sua etapa e retornarem a ativa, ñ sei o que dizer.achei uma piada a comparação do bico do promotor,juízes e delegados com o do PM feitas pelo xandão.

  • antonio
    8 nov 2010 | Permalink |

    Ao XANDÃO:
    Você, ao nos comparar com juízes, promotores, delegados, advogados, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc… etc… esqueceu de mencionar que o nosso famigerado “BICO’ se resume apaenas numa segunda atividade de segurança e ARMADO. Coisa que nenhum desses profissionais que você elencou, faz. Nem mesmo o “doutor” delegado.
    Talvez você não saiba, mas é plenamente permitido a nós policiais militares, a prática de uma segunda atividade na área da educação. E só.
    Vale lembrar também que, quando o PM se acidenta no “BICO”, e necessita de cuidados médicos, seu segundo “patrão” não tá nem ai pra ele. Porque é quase que proibido tocar no assunto (bico). Quer um exemplo? Se, e quando ocorre roubo seguido de homicídio nalgum comércio, e fica evidenciado o envolvimento do PM, como autor ou como vítima de disparo de arma, o que se segue é a estória de cobertura onde tentam, e às vezes conseguem justificar a presença do PM no local, como mero “cliente” o qual, diante daquela situação, se viu na ‘obrigação’ de reagir. Procedimento este, para evitar um possível desamparo legal, junto a sua instituição… o seu emprego legalizado.
    Por isto, ainda insisto que: Necessitamos de reconhecimento e valorização, que implicam em melhores salários.

    NÃO À LEGALIZAÇÃO DE BICO. E, SIM À PROFISSIONALIZAÇÃO, JÁ.

  • Ewerton Monteiro "Cab's"
    9 nov 2010 | Permalink |

    antonio, foi exatamente isso que eu disse no meu post e que (tirando um), os demias comentários abaixo dos colegas não se deram ao trabalho de ler…

    Abraços!

    :/

  • Rai,mundo Paula de Souza
    22 out 2011 | Permalink |

    Meus amigos: A questão do bico não resolve o problema do policial. A meu ver o estado deve investir mais na segurança publica pagar um salario digno para o policial para que ele possa sustentar sua familhia , e investir mais em treinamento tanto na área operacional, nas relações humana em fim tudo aquilo possa agregar valores.

  • samir
    17 dez 2011 | Permalink |

    pois é onde fica o coitado do camarada que não recebe nada do estado,e ainda faz curso de vig (regulamentado pela PF) é como diz o ditado pimenta no ……….dos outros é refresco onde fica o curso de escolta que somos obrigado a fazer onde fica o trabalho privado que fazemos, o curso pergunto eu? um vigilante não recebe a quantia que um pm ganha me desculpe os pms mas querendo ou não ta tirando trabalho de outro né porque bico é mais barato doque contratar uma empresa privada né.

Deixe um Comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou um trackback a partir do seu próprio site. Você pode também assinar os comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. *Campos obrigatórios