Concurso CFO PMBA 2012 – três temas de Redação
A redação é o calcanhar de aquiles de grande parte dos candidatos a concursos públicos. É nesta prova que o concursando deve demonstrar sua capacidade de escrita, concatenação das ideias, visão crítica do mundo, concisão e, ao mesmo tempo, aprofundamento. Por isso, a melhor trilha a seguir é a ajuda técnica, de alguém que possa ler o texto do candidato e apontar erros e acertos, encaminhando-o a um aperfeiçoamento (por isso indicamos aqui o Redação Nota Dez, programa que tem gerado muita satisfação entre os candidatos inscritos).
Mas para aqueles que ainda estão a ver navios, ou que querem ter um “plus” (não técnico) para a prova de redação do Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia 2012 (CFO PMBA 2012), o Abordagem Policial humildemente sugere três temas, para que os candidatos treinem a escrita com assuntos que podem ser cobrados na redação. Nem é preciso dizer que estes temas são apenas DICAS, que podem ou não coincidir com a prova para o CFO. De qualquer modo, torcemos para que as reflexões sugeridas sejam semelhantes às necessárias no próximo domingo: 😉
Tema 01: Minorias: garantia de direitos ou promoção de privilégios?
Muito se discute sobre políticas afirmativas direcionadas a determinados grupos da sociedade, como negros, mulheres e homossexuais. Cotas raciais para os vestibulares, tratamento legal especial coibindo a violência contra a mulher, união estável entre homossexuais: estas medidas visam atingir que objetivos? Elas servem ao que se propõem?
Tema 02: Polícia e mais o quê?
A tendência geral das políticas de segurança pública nos estados brasileiros é a implementação do que se chama de “polícia de proximidade”, onde localidades conflagradas são ocupadas por forças policiais visando estabelecer a paz e o convívio social. Apenas a atuação bélico-repressiva do Estado, entretanto, é o suficiente para que estas comunidades estejam “pacificadas”?
Tema 03: O que o povo quer da polícia?
Muitas são as reclamações da sociedade sobre a atuação das polícias no Brasil: observando estas insatisfações, quais são os pontos relevantes reivindicados pelos “clientes” (sociedade) que devem ser objeto de aperfeiçoamento nas “empresas” (polícia)?

Cofundador do Abordagem Policial, Oficial da Polícia Militar da Bahia e associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: abordagempolicial@gmail.com