Concurso Soldado PMES 2013 – 1.100 vagas
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) lançou o edital com 1.100 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd). O salário durante o curso de formação é de R$ 1.023,32, e 2.421,76 após a formatura.
Abaixo, os requisitos para assumir o cargo de soldado da PMES:
– Ser brasileiro(a);
– Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade na data de matrícula e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos de idade no primeiro dia de inscrição, conforme Lei Complementar nº 589/2011;
– Altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
– Conhecer e aceitar as condições do Edital;
– Comprometer-se a servir em qualquer localidade do Estado, conforme legislação pertinente;
– Estar em dia com as obrigações junto à Justiça Eleitoral e ao Serviço Militar;
– Ter escolaridade mínima do Ensino Médio completo na data da entrega da documentação exigida na 7ª etapa do Edital;
– Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em situação regular ou permissão para dirigir válida, no mínimo na categoria “B”, ou comprovante de aprovação junto ao DETRAN para obtenção da CNH ou da Permissão, na data da entrega da documentação exigida na 7ª etapa do Edital;
– Ter conhecimento do Hino Nacional Brasileiro (art. 40 da Lei Federal 5.700/1971);
– Ser aprovado com aproveitamento no Curso de Formação de Soldado Combatente – CFSd QPMP-C.
São etapas do concurso a prova objetiva, prova de redação, teste de avaliação física, exame de avaliação psicológica, exame de investigação social, exame de saúde e exame de documentação. A prova objetiva contém 30 questões de matemática e 40 questões de português.
A prova será realizada no dia 3 de fevereiro de 2013, e as inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. As inscrições custam R$ 60,00, e podem ser realizadas no site www.funcab.org. Clique aqui para ter acesso ao edital, com todas as informações sobre o concurso.

Cofundador do Abordagem Policial, Oficial da Polícia Militar da Bahia e associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: abordagempolicial@gmail.com