Quais drogas causam mais danos a usuários e a terceiros?
Talvez você já conheça um famoso estudo publicado pela The Economist (tradicional publicação sobre economia e finanças) em 2010, que analisa os reais danos causados pelas diversas drogas mais populares no mundo – danos ao usuário e danos a terceiros.
Se ainda não viu, confira o gráfico abaixo:
Em azul claro vê-se os danos que cada droga comete em terceiros. Em azul escuro os danos cometidos no próprio usuário.
É impossível não constatar que a política de drogas vigente precisa ser revista.
Para acrescentar elementos a essa constatação, a BBC acaba de divulgar uma nova pesquisa, dessa vez analisando a diferença entre a constatação da opinião pública sobre os danos de cada droga e o real dano que essas drogas geram:
As barras em verde são a percepção do público sobre os danos gerados por uma droga. As barras em amarelo são os danos efetivamente causados por cada droga.
É impossível não constatar que a política de drogas vigente precisa ser revista. O critério de legalização das drogas é meramente ideológico, e não considera elementos científicos comprovados (como os mostrados nos gráficos acima).
É preciso admitir que, não importa qual seja a droga, a prioridade é lidar com políticas de redução de danos. Criminalizar e lidar de forma bélica com isso é ineficaz. Assim como é equivocada a falta de controle (principalmente publicitário) sobre o Álcool, que mata milhares de pessoas todos os anos no Brasil.
***
Alguns links (em inglês) para se inteirar mais das pesquisas:
O quanto você acha que as drogas são perigosas? – YouGov
Os danos causados pelas diversas drogas a usuários e terceiros – The Economist
Análise dos danos das Drogas no Reino Unido – The Lancet

Cofundador do Abordagem Policial, Oficial da Polícia Militar da Bahia e associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: abordagempolicial@gmail.com